Mix Brand Experience e Footwise lançam campanha de promoção da Copa
O projeto “Brasil um país um mundo”, que tem como objetivo a promoção da Copa do Mundo 2014 internamente no país, foi lançado nesta terça-feira (11). A iniciativa é um esforço conjunto da Mix Brand Experience, agência de marketing promocional, e da Footwise, empresa especializada em exposições, e tem a chancela do Ministério dos Esportes.
A ideia do projeto é levar eventos para diversas capitais do país e transformá-los no “ponto de encontro dos brasileiros” enquanto o Brasil respirar a atmosfera da Copa, afirma Ana Gonçalves, diretora-geral do projeto e sócia da Footwise.
O centro do projeto serão exposições que começam em setembro deste ano e circularão pelas 12 cidades sede da Copa durante 380 dias por meio de duas estruturas itinerantes. O tema é o futebol e sua presença na vida do brasileiro, sendo mostrado como arte, publicidade, história, moda, tecnologia e, claro, paixão nacional. As mostras também exibirão coleções de objetos exclusivos dos jogadores campeões mundiais com a camisa da seleção e discutirão o que os eventos esportivos da Fifa deixarão de legado em termos de infraestrutura, turismo e negócios.
“A ideia era um projeto que agregasse e engajasse a população e promovesse a celebração desse momento tão importante que é a Copa. Trabalhamos para criar algo que estivesse alinhado com os planos de governo, pensando em fazer algo importante para a população brasileira”, indica Ana, que também é fundador da Associação dos Campeões Mundiais.
Foram mais de 250 projetos apresentados ao Ministério dos Esportes para promover a Copa do Mundo, mas apenas aqueles que atingiram um nível de excelência em relação à promoção do turismo, dos negócios e que tivesse relevância sociocultural receberam a chancela do órgão. “Esse projeto coloca o país em condições de apresentar-se ao mundo”, disse Vicente Neto, assessor especial da presidência da Embratur.
Já Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, afirmou que “o mundo não conhece o Brasil fora de campo” e que o projeto ajudará a mudar essa realidade. “O projeto é um esforço de promoção do Brasil na Copa e o esforço de promoção da Copa no Brasil”, disse.
Pelé, embaixador honorário do Brasil para a Copa, também exaltou a iniciativa e seus objetivos. “O mundo está voltado ao Brasil por causa desses três eventos esportivos importantes – a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Temos que aproveitar a oportunidade de mostrar que somos um país organizado”, concluiu o ex-jogador.