Mixer aposta em grandes projetos
Um dos objetivos da Mixer é estar preparada para grandes produções, um segmento em alta com o aquecimento do mercado interno. Contratações recentes de um time de 15 diretores e mudanças na gestão da companhia fazem parte de uma grande reestruturação para dar conta de investimentos futuros vindos de anunciantes previsto pela produtora. “Iniciamos um projeto de busca por custos melhores, renovação com novos diretores e mudanças estruturais que visam levar a Mixer à liderança”, diz Fábio Quinteiro, diretor geral de publicidade da companhia.
Sebastien Caudron, diretor francês especializado em VFX e contratado no início do ano, é uma das suas apostas para entregar trabalhos com grande qualidade técnica e, assim, atrair novos projetos. Experiente, Seb, como é conhecido, tem no currículo mais de 20 anos de atuação entre projetos para produtoras americanas e francesas, além de longa-metragens. Seu primeiro filme foi “Ladrão de sonhos” (1995). “Piaf, um hino ao amor” (2007) foi seu último grande projeto no cinema, no qual atuou como segundo diretor para efeitos especiais, ao lado de Olivier Dahan.
Na publicidade, tem trabalhos para Dior, Pepsi e Ray-Ban, para a qual filmou “Camaleões”, em 2009. O viral, em que camaleões aparentemente mudavam de cor ao tocarem óculos de diferentes tons, alcançou mais de cinco milhões de visualizações no YouTube. O filme gerou muito debate se era real ou fake e, de fato, o que parece uma reação biológica do réptil não passa de efeitos especiais, assinados por Seb.
Desde que chegou à produtora brasileira, em janeiro, o diretor realizou uma dezena de projetos, como a filmagem da longa campanha institucional “Vida Nova nas Ruas”, da Salles Chemistri para a GM, e filmes para o Bradesco. O diretor mostra-se entusiasmado com o que chama de “novo momento do Brasil”. “Havia poucos profissionais antes. O mercado brasileiro vive um momento de mudança, não é o mesmo de cinco anos atrás”, analisa.
Seb tem uma relação antiga com o país. Foi ele o responsável pelos efeitos especiais do filme infantil “Castelo Ra-tim-bum”, em 1999, uma produção mista entre Brasil e Estados Unidos, dirigido por Cao Hamburger. O diretor também tem passagem pelas produtoras brasileiras ParanoidBR e Delicatessen Filmes, na qual integrou o grupo Fauna, especializado em animações e efeitos 3D.
O diretor Luís Pinheiro foi o seu parceiro nos projetos que desenvolveu na Mixer até agora, mas o objetivo, no próximo ano, é aproximá-lo de João Daniel Tikhomiroff, fundador da Mixer. Recentemente, Tikhomiroff deixou a presidência da produtora para assumir o cargo de chairman e irá voltar para as filmagens no ano que vem. “A função do Daniel é como a de um ‘godfather’. Ele é um conselheiro, mesmo estando distante”, aponta Seb.
Transição
Nas próximas semanas, a Mixer irá mudar de sede para ter uma estrutura mais “criativa”: irá unir, em um mesmo espaço, a área de pós-produção com a de criação e integrar a equipe de atendimento aos dois setores. No próximo mês, a produtora irá deixar a cobertura que ocupa na capital paulistana, Vila Olímpia e mudará para a Granja Julieta, área comercial em expansão próxima ao bairro do Morumbi. A produtora não revela os investimentos em curso.
Recentemente, a companhia mudou sua marca institucional — abandonou a cor laranja de seu logo e as estáticas letras em negrito para adotar a imagem de uma explosão de círculos coloridos. A mudança serve para sinalizar uma nova fase, explica Fábio Quinteiro. “A marca visual concretiza a personalidade que desejamos passar para o mercado, a de que somos uma produtora renovada, em movimento”.