MMA Innovate Brasil 2022 fala sobre diversidade, inclusão e ESG no marketing
Durante o evento, os convidados puderam colaborar com a mensuração e neutralização da emissão de CO2 gerada pelo evento
O Innovate Brasil, evento anual da MMA Latam, associação que reúne marcas, agências, martechs e adtechs aconteceu nesta terça-feira (18), em São Paulo. Na edição deste ano, os mais de mil participantes presenciaram discussões de líderes e personalidades permeando temáticas como ESG, diversidade, inclusão e saúde mental.
Durante o evento, os convidados puderam colaborar com a mensuração e neutralização da emissão de CO2 gerada pelo evento, com tecnologia da 300 Inteligência, Aguama Ambiental e Ecológica Tech, escaneando um QR Code.
Na esteira da sustentabilidade, o prêmio sorteado no dia foi uma Bike elétrica da brasileira Cicloway. No palco, veículos elétricos foram o assunto entre as executivas Viviane Mansi, diretora de comunicação e sustentabilidade da Toyota, Christianne Rego, CMO da GM, e Vivianne Gonçalves, gerente de marketing Latam da Volvo.
"O desafio é zerar carbono, entregar valor e fazer tudo isso pagando as contas. Educar o consumidor para veículos elétricos é fundamental", afirmou Viviane Mansi.
No palco "Conectades", a diversidade e inclusão foram o tema principal e contou com a presença de Ana Paula Padrão a Adriana Ferreira Silva, para falar sobre etarismo como ponto relevante para as marcas pensarem.
"Não me sinto representada. As pessoas dizem que estou muito bem pra minha idade, e eu penso se eu deveria estar mal. Essa é a lógica de pensamento sobre alguém de mais de 50 anos", afirmou Ana Paula sobre produtos e serviços do setor de cosméticos e lazer.
A temática "moda" também foi debatida pelas convidadas, que revelaram a falta de representatividade e de responsabilidade em toda cadeia de produção das peças.
"Meu maior poder político (sobre a moda) é não comprar. Me associo a grandes marcas para colaborar com seus processos e mostrar que e entrar junto nas questões de nicho. A moda hoje não procura mais super top models. Queremos sonhar com quem somos de verdade e um dia vamos ver araras nas lojas com roupas. E não roupas masculinas ou femininas. Simplesmente roupas", ressaltou Isa Isaac Silva, estilista brasileira que recentemente anunciou sua transição de gênero.
As convidadas Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora e Amanda Oliveira, CEO e fundadora do Valquírias World, também marcaram presença no evento e falaram sobre a importância de emancipar mulheres.
Já Daniella Brissac, VP de Marketing Brasil e CCX de Capabilities América Latina da Johnson & Johnson, propôs a reflexão sobre propósitos e saúde mental entre colaboradores das empresas. A executiva afirmou que na empresa os temas são discutidos abertamente, como pilares fundamentais para que seja possível vender saúde. "Nunca foi tão importante falar sobre isso. Profissionais precisam de senso de propósito, sentirem que fazem parte de algo maior", completou Daniella.