Mobile já é 41% da receita do Facebook
A participação dos anúncios veiculados em plataformas móveis na receita do Facebook continua crescendo. Esse segmento foi responsável por 41% do total do faturamento da rede social no segundo trimestre deste ano, informa o site AdAge.
O aumento vem acontecendo de forma consistente desde o terceiro trimestre de 2012, quando respondia por 14% da receita. No período seguinte, saltou para 23% e nos três primeiros meses de 2013, era de 30%, até chegar aos 41% atuais – um crescimento de quase 30 pontos porcentuais em menos de um ano.
É fundamental para o Facebook que as plataformas móveis tenham uma boa participação em sua receita, uma vez que 819 milhões das pessoas que acessam a rede social ao menos uma vês por mês o fazem por meio de smartphones e tablets – um aumento de 51% em relação ao ano passado. O número representa pouco mais de 70% do total de usuários da rede.
Também em relação ao segundo trimestre, o Facebook anunciou que sua receita cresceu 53%, passando para US$ 1,81 bilhão ante US$ 1,18 bilhão do mesmo período do ano passado. A publicidade foi responsável por 88% dessa receita, ou US$ 1,6 bilhão – 31% a mais que em 2012. O lucro também aumentou: passou de um prejuízo de US$ 157 milhões para valores positivos de US$ 333 milhões.
Modelo certo
Os bons resultados da empresa também são atribuídos aos novos formatos de anúncios que passaram a ser oferecidos – aqueles que aparecem diretamente no feed dos usuários. Apesar de rentável, esse tipo de publicidade motivou críticas, que foram respondidas pelo fundador da companhia, Mark Zuckerberg.
No comunicado divulgado aos acionistas, ele rebate as alegações de que o Facebook tornou-se muito comercial, afirmando apenas 5% dos posts vistos são anúncios e de que não houve reação negativa em termos de satisfação dos usuários. Apesar disso, ele indicou que a empresa continuará a analisar o comportamento do público. “Em estudos recentes, as pessoas disseram que notaram mais propaganda, então vamos investir para melhorar nossa qualidade”, disse.
Zuckerberg também exaltou o crescimento de usuários nas plataformas móveis. “Fizemos um bom avanço no crescimento da nossa comunidade, no aprofundamento da participação dos usuários e em entregar resultados financeiros fortes, especialmente na plataforma móvel. O trabalho que fizemos para fazer do celular a melhor experiência com o Facebook está mostrando resultados e está criando uma base sólida para o nosso futuro”, afirmou.