Mobile é um ‘novo ecossistema’
Os profissionais de marketing precisam parar de pensar no mobile, simplesmente, como uma outra tela, mas sim como um novo ecossistema que requer uma abordagem completamente diferente.
Quem afirma é Michael Bertaut, diretor na AdRoll, ao escrever para a Admap, argumentando que o celular é “fundamentalmente uma nova forma dos anunciantes trabalharem”. E se está fazendo sucesso, é preciso repensar dados, táticas, criatividade, métricas e apreciar os diferentes meios e canais de trabalhar em conjunto.
Assim, por exemplo, a maioria das compras online é concluída no desktop ou tablets, mas os smartphones são uma parte crucial do processo de investigação. Ao mesmo tempo, entretanto, o comércio mobile aumenta o e-commerce global.
As marcas precisam estar prontas, com sites móveis e aplicativos otimizados, de acordo com Bertaut. “Se você não fizer isso, estará fora da corrida na fase de avaliação – alienar potenciais clientes muito antes de chegar à compra”.
É por isso que sites e aplicativos devem ser ‘user-friendly’, mas Nertaut enfatizou a necessidade de ir um passo além, garantindo que o conteúdo trabalhe para o novo contexto.
Segundo ele, a AdRoll concluiu que, quando os consumidores visitam sites de revendedores em seus celulares, eles valorizam ter informações sobre a localização e o horário de funcionamento da loja, algo que pode ser uma questão secundária para aqueles que utilizam desktop.
Da mesma forma, a criatividade no celular tem que ser repensada. Apenas encolher anúncios é uma das piores abordagens que os anunciantes móveis podem tomar. Bertaut sugere abraçar as restrições de tamanho impostas pelo móvel e simplificar a criatividade. “Um anúncio personalizado, que leva em conta os hábitos de navegação do consumidor, oferecendo a entrega livre, por exemplo, é uma boa estratégia”. Enquanto o móvel apresenta certas dificuldades, tem que serem pensado não como um canal separado, mas como uma parte essencial de uma estratégia global de marketing.
*Com informações do Warc