Mobile impulsiona crescimento das mídias sociais

 

A proliferação das redes sociais segue com expressivo crescimento, segundo pesquisa da Nielsen divulgada nesta terça-feira (4). O estudo “Social Media Report” identificou que há uma expansão nos pontos de contato entre o consumidor e as ferramentas sociais, fenômeno este amplificado especialmente pelo universo mobile, cada vez mais utilizado.

De acordo com a pesquisa, o número de ingressos via mobile aumentou 82% em um ano, indo para nada menos que 95,2 milhões de acessos únicos. Todos os dados da pesquisa comparam junho de 2012 em relação ao mesmo mês de 2011 e apenas as informações dos Estados Unidos. As entradas por meio de aplicativos contabilizam incremento de 85% para 101,8 milhões de acessos únicos, enquanto o uso de computadores teve ligeira queda de 4%, mas ainda é o maior provedor de acessos, com 204,7 milhões entradas únicas.

O panorama de distribuição do acesso ao conteúdo social mostra que 61% do consumo deste conteúdo é realizado por meio de computadores, enquanto 34% via mobile apps e 5% pela internet do celular (quando o cliente entra pelo browser de seu smartphone e não pelo aplicativo da própria rede social).

Boom mobile

A elevação de pontos de contato alternativos ao computador não por acaso coincide com o aumento da venda de smartphones e tablets em território americano. Atualmente, cerca de 53% de todos os celulares nos EUA são do gênero, que deve ter elevação de 24% nas vendas em 2012, atingindo até 108 milhões de unidades vendidas. Em relação aos tablets, o crescimento é ainda mais vertiginoso e chega a 115% em 2012 referente a 2011, chegando a 68,5 milhões de dispositivos comercializados.

O fenômeno de “second screen” também cresceu, pois a usabilidade das plataformas mobile é mais amigável a esta ação. 41% dos donos de tablets e 38% dos possuidores de smarphones são familiares ao second screen, seja comentando sobre a programação televisiva ou acessando conteúdo que não tenha a ver com o que a TV estiver mostrando.

Mais tempo conectados

E não é só o número de pessoas acessando as redes sociais que está crescendo. Os conectados estão cada vez mais imersos no Facebook, Pinterest, Twitter, Instagram, Foursquare, Google+ e outros. O tempo gasto navegando nas redes sociais também sofreu um aumento significativo em um ano: no total das três plataformas, 520,1 bilhões de minutos foram utilizados nas redes sociais em 12 meses, marca 21% superior aos 430,4 bilhões de 2011.

Com mais tempo dentro das redes sociais, os usuários estão também consumindo e pesquisando mais: 18% destes usuários fizeram uma compra após serem expostos online ao produto e 26% prestam mais atenção em um item após este ser recomendado por um de seus contatos, mas 33% consideram as peças de mídia das redes sociais mais desagradáveis que na mídia online “comum”.