Modelo de cinema virtual atrai empresas do setor no Brasil

Há alguns dias, redes de cinema começaram a usar o Cining, um novo modelo de exibição para o mercado das telonas. O projeto permite que as empresas de cinema tenham sua própria sala de exibição online.

Fundada por Carlos Hansen, presidente e CEO da distribuidora de cinema chilena BF Distribution, a iniciativa chegou ao Brasil a partir da Paris Filmes, distribuidora responsável pelo lançamento do serviço no país, em sociedade com a BF Distribution, distribuidora presente em grande parte da América Latina.

Amigos de Hansen, Marcio Fraccaroli, da Paris Filmes, e Eckehardt Von Damm, da mexicana Corazón Films, se juntaram-se ao projeto, que iniciou recentemente no Brasil. Por aqui, o Cining já foi adotada por empresas como Cinemark, Kinoplex, Cineflix, Cineart, Centerplex, Cinemais, Cinemaxx Cinemas, Circuito Cinemas, Grupo Cine, Topázio Cinemas, Moviemax Cinemas, Multicine Cinemas, CineA, Cinemagic, além dos sites Ingresso.com e Velox Tickets.

Todos os filmes serão ofertados para todos os exibidores que estão utilizando o serviço do Cining. Cada filme tem sua data, assim como no cinema tradicional, mas cada exibidor decide o que estará ou não disponível para o consumidor em sua sala online. Por enquanto a plataforma se mantém apenas com o valor dos ingressos e não há publicidade.

O lançamento exclusivo custa R$ 24,90, e o filme que já teve sua estreia nos cinemas físicos tem o valor de R$ 9,90. O conteúdo adquirido dá direito a até três reproduções em um período de até 72 horas e pode ser assistido através do aplicativo Cining disponível para Apple TV, Ipad, Fire Stick, Roku e pela web. Os ingressos são adquiridos no site das redes de cinemas parceiras ou de vendas de tickets, e é feito digitalmente por meio de um PIN.

Entre os primeiros filmes que entraram no serviço estão “Além das Montanhas“, romance estrelado por Jamie Dornan (Cinquenta Tons de Cinza), Emily Blunt (O Diabo Veste Prada) e Christopher Walken (Pulp Fiction), e o terror sobrenatural “A Viúva das Sombras“.

Cinema Virtual
O mesmo modelo já era usado no Brasil pela “Cinema Virtual”, criada pela Encripta em maio de 2020. A plataforma de streaming também trabalha em parceria com os cinemas físicos, com lançamentos às quintas e ingressos de R$24,90.

Para assistir, o usuário escolhe uma sala de cinema para comprar o ingresso. Participam as empresas Arthousebc, Centerplex, Cine 14 Bis, Cine Bauhaus, Cine Casarão, Cine Company, Cine Cultura Palmas, Cine Marquise, Cine Passeio, Cine Teatro Recreio, Cine XV, Cine A, Cinema do Dragão, Cinema Vitória, Cinemar Itanhaém, Cinemas Benfica, Cineteatro Sao Luiz, Guion Center, Kine Vitória, Movieplex, Paradigma Cine Arte, PlayArte, Saladearte Cinema e Topázio Cinemas.