More Grls debate desigualdades do mercado publicitário em evento

Mariana Barbosa

Sem palco, encontro contou com rodas de debates temáticos que aconteciam simultaneamente

Como publicado pelo PROPMARK na última semana, aconteceu na noite desta segunda-feira, 10, o evento “Furando a Bolha”, que comemorou um ano de vida do More Grls, instituto sem fins lucrativos e plataforma de talentos criativos femininos.

O formato do encontro foi seu grande diferencial. Ao invés de um palco com palestra ou debate, foram realizadas rodadas simultâneas que permitiam que o público participasse tanto quanto os especialistas convidados. Os eixos temáticos foram: Meritocracia e privilégio, liderança feminina, carga mental e maternidade, negros na criação e papel dos homens. “Para discutir sobre assuntos difíceis, que “furam a bolha”, a gente precisa sair do formato que pressupõe uma pessoa especialista que entende sobre algo, e o público muitos degraus abaixo como uma pessoa que não entende. Ao nos colocarmos no lugar de uma pessoa, entendemos o que ela está sentindo. É por isso que esse formato fez muito sentido pra gente”, comenta Camila Moletta, designer, especialista em branding e co-fundadora do More Grls.

“Nosso primeiro ano foi de awareness. Agora que estabelecemos o problema, é a hora de começarmos a resolvê-lo”, explica Laura Florence, diretora executiva de criação da Havas Health & You e co-fundadora do More Grls. Dessa forma, os cerca de 300 participantes trocaram experiências profissionais e pessoais em um ambiente que emocionou os presentes ao incentivar, independente do assunto, a empatia. “Percebemos que não dá pra ficarmos apenas no ecossistema da criação, precisamos olhar para todo o nosso mercado”, completa.

O evento aconteceu no espaço Nubank, apoiador do evento junto ao Spotify e Altos Eventos. WMcCann e Artplan foram patrocinadores. “A gente não imaginava que haveria esse suporte, mas quando você consegue se conectar com pessoas, elas apoiam a sua causa, e foi isso o que aconteceu com a gente. Marcas são compostas por pessoas, e as que nos apoiaram foi porque tinha alguém lá dentro que gosta de nossa iniciativa, sabe a diferença que ela já fez para o mercado de comunicação e querem estar com a gente. O More Grls nasceu no dia zero com um propósito, e fica muito mais fácil você conseguir apoio quando se tem um propósito”, acredita Camila.

O valor arrecadado com a venda dos ingressos será destinado à plataforma 2.0 do More Grls, que pretende incluir a área de áudio visual na ferramenta, melhorar a usabilidade da busca e oferecer versões em espanhol e inglês para expansão para América Latina, Europa e EUA.