Morre Dionisio Poli, ex-Globo e um dos criadores do Conar

Cedoc/TV Globo

Dionisio Poli na época em que trabalhava na Rede Globo

Dionisio Poli, ex-diretor da Rede Globo e um dos criadores do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação), morreu aos 83 anos. A Missa de Sétimo Dia será realizada nesta sexta-feira (6), às 12h00, na Paróquia S. Paulo-S. Paulo, no Jardim Guedala, em São Paulo (SP). Tanto o Conar quanto a Rede Globo não souberam informar a data do falecimento e as causas da morte.

Nascido na Itália, Poli chegou ao Brasil aos 21 anos e dedicou sua carreira à área comercial. No final dos anos 1960, começou a trabalhar na Globo, contratado como diretor comercial da sucursal em São Paulo. Assumiu a superintendência comercial da Rede Globo no final dos anos 1970.

Ele foi um dos responsáveis por uma mudança fundamental na emissora: a partir de sua gestão, a própria Globo passou a controlar integralmente sua produção e programação, sem a interferência dos anunciantes. Ele trabalhou como diretor durante oito anos na Tele Monte Carlo, emissora montada pela Globo no principado. Após esse período, foi convidado a retornar ao Brasil para assumir a área comercial da Globo, mas preferiu aposentar-se no início dos anos 1990, passando a morar no sul da França.

Poli também foi responsável pela criação do Conar e chegou a fazer parte da diretoria do órgão.