Morre Mino Carta, aos 91 anos
Jornalista foi o criador de revistas como Veja, IstoÉ e CartaCapital
Mino Carta morreu nesta terça-feira (2), aos 91 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segundo informou a CartaCapital, revista que fundou em 1994. O jornalista enfrentava problemas de saúde há cerca de um ano e estava internado na UTI havia duas semanas. A causa da morte não foi informada.
Diretor de redação da publicação, Mino foi responsável pela criação de alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, como Quatro Rodas, Jornal da Tarde, Veja e IstoÉ.
Nascido em Gênova, em 1933, era a terceira geração de uma família de jornalistas marcada pela perseguição fascista ao avô Luigi Becherucci, que perdeu o cargo de diretor do jornal Caffaro.
Conhecido por sua escrita afiada e por sua resistência às novas tecnologias, dizia que “os computadores engoliriam as pessoas”. Mino manteve até o fim uma visão crítica sobre os rumos da imprensa e da política nacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou em suas redes sociais, informou que estará presente no velório em São Paulo e declarou luto oficial de três dias.
Mino deixa uma filha, Manuela. Em comunicado, a CartaCapital afirmou que “sua trajetória se confunde com a própria história do jornalismo brasileiro”.
(Com informações da CartaCapital)
(Crédito da foto: Reprodução/CartaCapital)