Mercado perde Roberto Duailibi, o D da DPZ

Cerimônia de despedida acontece neste sábado (19), no cemitério do Morumbi, em São Paulo

A publicidade brasileira perdeu, nesta sexta-feira (18), Roberto Duailibi, o D da DPZ, aos 89 anos – ele completaria 90 em outubro. O publicitário havia passado por uma cirurgia para a colocação de um stent no coração e chegou a ir para casa, mas não resistiu.

Formado pela Escola de Propaganda de São Paulo, em 1956, Roberto Duailibi iniciou sua carreira na Colgate-Palmolive antes de atuar como redator em algumas das principais agências, como JWT e McCann Ericson, entre outras.

Em 1968, Duailibi se juntou a José Zaragoza e Francesc Petit para criarem a lendária DPZ.

Roberto Duailibi também foi professor de criação na Escola de Comunicações e Artes da USP, além de ter sido presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) em três gestões.

O publicitário também era escritor. Foi autor de diversos livros, entre eles, 'Criatividade & Marketing' e 'Cartas a um Jovem Publicitário', lançado em 2005. Duailibi ocupava a cadeira de número 21 da Academia Paulista de Letras.

O velório será realizado neste sábado (19), das 9h às 16h, no cemitério do Morumbi, zona sul de São Paulo.

Repercussão
Nomes importantes da publicidade brasileira se manifestaram sobre o falecimento de Roberto Duailibi.

Marcello Serpa disse que foi um privilégio ter sido 'alfabetizado na arte da criação pelas três letras mais charmosas da história da propaganda'.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Marcello Serpa (@marcello_serpa)

CEO e CCO da BETC Havas, Erh Ray escreveu que Duailibi foi um 'mestre generoso, um gênio da palavra, um cavalheiro da propaganda'. Erh disse ainda que o legado de Duailibi está nas ideias que inspiram até hoje.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ERH.RAY (@erh.ray)

Nizan Guanaes escreveu que Roberto Duailibi era empreendedor, prospectador e político. "Aqui onde estou está chuvoso e chove em mim tbm", afirmou Guanaes.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nizan Guanaes (@nizan_n.ideias)