Morre Samuel Klein, fundador das Casas Bahia

Morreu, na última quinta-feira (20), o fundador da rede de lojas de departamento Casas Bahia, Samuel Klein. Ele estava internado há 15 dias no Hospital Albert Einstein e faleceu por insuficiência respiratória. O velório e enterro aconteceram no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.

Klein nasceu em Lublin, na Polônia, em 1923 e, aos 19 anos, foi enviado com o pai para o campo de concentração Maidanek, na Polônia, enquanto a mãe e cinco irmãos foram exterminados no campo de Treblinka. Em 1951, se mudou para a América do Sul, instalando-se em São Caetano, São Paulo.

Começou a atuar como mascate, vendendo roupa de cama, mesa e banho de porta em porta. Na época, já oferecia aos seus clientes a opção de pagamentos parcelados. A primeira loja foi adquirida em 1957 no centro de São Caetano. O nome ‘Casa Bahia’ teve como objetivo homenagear os nordestinos que se instalaram no ABC para trabalhar na indústria. Com a criação de filiais, o nome passou para o plural, ficando ‘Casas Bahia’.

Em 2003, Samuel Klein lançou o livro “Samuel Klein e Casas Bahia – Uma Trajetória de Sucesso”, onde o empresário registrou suas memórias. A Via Varejo, administradora das lojas Casas Bahia e Ponto Frio, divulgou uma nota de falecimento.

“É com pesar que a Via Varejo comunica o falecimento de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia. Com seu espírito empreendedor, criou os alicerces sólidos de uma companhia e foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento do varejo brasileiro. Foi a visão e o pioneirismo de Samuel Klein na oferta de crédito às camadas populares da população que possibilitou a realização dos sonhos de milhões de famílias brasileiras. A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuar crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores. A Via Varejo e todos os seus funcionários expressam neste momento seu sentimento de pesar e agradecem ao Sr. Samuel Klein pela sua importante contribuição”, informa a nota.