Mortadela recheia ações no aniversário de São Paulo

Sanduíche Brazuca, da Marba, que pode ser solicitado por meio do delivery do Mercadão (Divulgação)

O sanduíche de mortadela segue inspirando as marcas para a criação de homenagens ao aniversário dos 467 anos de São Paulo, comemorado nesta segunda-feira (25). A fama da iguaria começou com a chegada dos imigrantes italianos nos anos de 1930, mesma época em que foi inaugurado o Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão), outro ícone da capital paulistana.

Ponto turístico de São Paulo, o Mercadão completa 88 anos, e se junta às celebrações feitas pelas marcas. Semanalmente, são vendidos entre 1 mil e 30 mil lanches de mortadela com queijo no local. Cerca de 350 toneladas de alimentos são comercializadas ao dia nos 300 boxes que oferecem desde grãos a chocolates, além de frutas, embutidos, vinhos, cervejas, cachaças, doces, queijos, carnes, temperos, entre outros.

A Marba celebra ambas as datas com o sanduíche Brazuca, do Bar Mortadela Brasil, que é parceiro da marca na ação. Dez influenciadores foram convidados para participarem da homenagem. Eles recebem o lanche em suas casas, incentivando as pessoas a fazerem pedidos por meio do delivery e retirada no Mercadão. Fundada em 1961, a Marba pertence hoje à JBS.

Patrimônio

Com campanha da CP+B, a Ceratti entrou com um pedido oficial no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) para transformar o sanduíche de mortadela em Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo.

A iniciativa tem uma petição virtual para que o público possa apoiar o movimento. Peças no Facebook e Instagram da marca, em relógios digitais, em pontos de ônibus e no metrô da cidade, além de ações no rádio, convidam o público a assinar o documento, que pode ser encontrado na página www.nossosanduichesp.com.br.

Ceratti aproveita a data para transformar o lanche de mortadela em Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo (Divulgação)

Social

A marca de laticínios Tirolez lembra que a celebração envolve tradicionalmente um bolo gigante compartilhado com o público. Mas devido às medidas de segurança para conter a transmissão da Covid-19, a data ganhou um sanduíche de mortadela com 467 metros e mais de uma tonelada de recheio: 780 quilos de mortadela e 260 quilos de queijo prato da marca.

A distribuição será feita para instituições carentes, que farão a retirada no local, seguindo os protocolos sanitários.

“Para a Tirolez, é motivo de orgulho participar da ação social, que levará afeto e sabor às pessoas, a partir de diversas instituições de São Paulo. A iniciativa está alinhada com os nossos valores, além de atributos, como tradição e qualidade, presentes no Mercadão e no sanduíche de mortadela, um símbolo da cidade”, ressalta Luiza Hegg, gerente de marketing da Tirolez.

Com a presença de patrocinadores e autoridades, a montagem do sanduíche, o momento dos parabéns, a divisão e a entrega às instituições no Mercadão poderão ser acompanhados por meio de transmissão ao vivo do evento em canais digitais.

“Esta foi a maneira que encontramos para manter a nossa celebração sem promover qualquer aglomeração, seguindo todas as medidas de segurança no combate ao coronavírus” explica Carlos Freitas, presidente da Associação da Renovação do Mercado Municipal Paulistano – Renome, responsável pela organização do evento.

Padocas

A homenagem da Perdidão junta outra paixão do paulistano, as padarias, conhecidas como “padocas”. Mais de 60 estabelecimentos da capital oferecem diferentes preparos do sanduíche de mortadela utilizando produtos da linha Ouro da marca. Criada pela DPZ&T, a ação “SamPadoca” termina nesta segunda-feira (25).

“SamPadoca”, da Pedigão, inclui 60 padarias na comemoração do aniversário de São Paulo (Divulgação)