MTV terá base em conteúdo estrangeiro

 

A MTV estreia no próximo dia 1º sua nova programação no país, sob a coordenação da Viacom, que retomou a licença do canal – antes nas mãos do Grupo Abril. O canal, que agora está na TV paga, passa a ter uma hora e meia de programação nacional por dia e aposta em conteúdo estrangeiro.

A operação importará formatos globais como “Catfish”, “Guy Gode” e “Girl Code”, além de “Vampire Diaries”, adquirida recentemente. A nova programação é resultado de uma pesquisa, “The Next Normal”, conduzida por estúdios da Viacom com 15 mil jovens de 24 países sobre seus gostos e comportamento. “Queremos falar de igual para igual e sermos parceiros desse público”, disse Tiago Worcman, vice-presidente de conteúdo e programação e brand manager da MTV no país.

O line-up local inclui o reality show “Papito in love”, estrelado por Supla, que busca uma namorada no programa; o diário “Coletivation”, apresentado por Fiuk e Patrick Maia, com uma hora de duração e debate sobre temas variados, de cultura pop a comportamento; “Copa do Caos”, inspirada no universo do futebol;  e a animação mexicana sobre uma típica família suburbana, “Família do Zaralho”, dublada e adaptada no Brasil por Felipe Xavier. Além disso, a dupla Deco Neves e Lucas Stegman volta a comandar o MTV Sports. Toda a produção nacional será terceirizada. Não há um pool de produtoras, mas há projetos com casas parceiras como Conspiração, Indiana, Eyeworks, Galaxia e Bolovo.

De acordo com Bob Bakish, presidente e CEO da Viacom International Media Networks, o objetivo da nova MTV, agora sem o Brasil no nome, será unir “o melhor do conteúdo brasileiro com uma programação internacional”. “A MTV esteve no Brasil por anos licenciada para um grupo brasileiro, mas estamos animados com um canal 100% Viacom a partir da semana que vem”, disse. Bakish reforçou que e que a música continua sendo um projeto muito importante para o canal e que a MTV usará sua força para trazer nomes de peso da indústria fonográfica. No próximo dia 7, a cantora Demi Lovato virá para gravar uma participação no programa “Coletivation”.

A parte musical combinará videoclipes locais e internacionais, estreias mundiais de clipes e eventos internacionais de música, como a franquia “World Stage”, além dos VMAs 2013 e o EMA 2013, que inclui neste ano os indicados do país Emicida, Fresno, Restart, P9 e Pollo competindo pelo “World Wide Act” em novembro Ainda não está fechado se o VMB Brasil continuará existindo.

De acordo com Raul Costa, vice-presidente sênior e gerente-geral da Viacom no país, o renascimento do canal começou a ser pensado no ano passado, quando a companhia deu início às negociações para retomar a licença no Brasil. “Essa foi uma demanda da Viacom. A MTV é estratégica para nós globalmente”, disse. A Viacom também retomou o controle da MTV na Itália e na Rússia.