Mudança de foco
A Microsoft é a marca mais valiosa do mundo na categoria B2B, de acordo com o ranking BrandZTM 20 marcas globais de B2B mais valiosas, elaborado pela WPP e Millward Brown em parceria com o LinkedIn. No ranking das 100 marcas globais mais valiosas, a Microsoft ficou em terceiro lugar. Seu valor cresceu 5% em relação ao ano passado, chegando a US$ 122 bilhões, graças a seu sólido desempenho, relacionado aos serviços na nuvem e sistemas operacionais. O top 20 das marcas B2B totaliza US$ 682 bilhões.
A Huawei (11°) cresceu 22% após o forte investimento em inovação e novas tecnologias, como redes definidas por software (SDN) e soluções na nuvem. Os esforços bem-sucedidos para aumentar o reconhecimento da marca na Europa incluem a contratação de renomados atores e o jogador de futebol Lionel Messi como embaixadores da marca. Por outro lado, a Accenture (7°), que antes era uma empresa de outsourcing, tornou-se uma marca inovadora na tecnologia digital, incluindo serviços de nuvem, mobile e analytics, ganhando participação de mercado e melhorando sua rede global de distribuição. Já a SAP (6°), obteve vantagem na sua experiência com o cliente ao ofertar melhorias nas instalações e também na nuvem, oferecendo um serviço que suporta todo o fluxo de trabalho das empresas, num momento que as concorrentes oferecem um serviço baseado em silos.
O Top 20 reflete os desafios enfrentados pelo setor B2B no ano passado, incluindo as pressões financeiras causadas pela desaceleração em algumas economias. Fatores como o acelerado ritmo que avança a digitalização, a batalha para atrair talentos e a troca da audiência B2B que agora é representada pelos Millennials (46%) tornou cada vez mais difícil a retenção dos consumidores e a diferenciação dos concorrentes para atrair os influenciadores. Os negócios B2B têm aumentado o seu sucesso e valor conforme as empresas têm mudado o seu foco e recursos para desenvolver produtos que ajudam a construir sua marca e criar uma boa experiência para o consumidor.
Uma análise do ranking BrandZ mostra que as pessoas percebem as marcas B2B como as melhores e de maior comprometimento do que as B2C, mas ainda assim são consideradas menos dinâmicas, inovadoras e diferenciadas. Percepções que impactam sobre o valor da marca.
A Millward Brown junto com o LinkedIn trabalhou no projeto de pesquisa, coleta de dados e análise, permitindo à equipe obter uma amostra da qualidade de dados do BrandZ que inclui entrevistados envolvidos com a categoria e que representam uma ampla gama de empresas.