Mundo.com: Algoritmo 2015

Constantemente somos impactados por mudanças algorítmicas. Para os que trabalham em grandes empresas ou seguem sistemas de gestão, mudanças em algoritmos podem acarretar grandes dores de cabeça. Para planners, criativos e marqueteiros, o algoritmo do momento é o das redes sociais.

O Facebook mudou recentemente seu “procedimento para solução de problemas e objetivos” e causou mais um reboliço no mercado. A rede social diminuirá o alcance orgânico dos posts com características muito promocionais.

O intuito é aumentar a relevância e qualidade das histórias contadas para melhorar a experiência do usuário.

Com início anunciado para janeiro de 2015, este novo processo** baseado em pesquisas com milhares de usuários, levanta novamente a discussão sobre o trabalho de marcas nas redes.

Compartilhamos com clientes e discutimos junto ao comitê de Social do IAB a importância de formatos vivos e menos promocionais para as redes e temos buscado em nossos grupos de trabalho conteúdos pertinentes e verdadeiros.

Debatemos sobre o papel de cada um dos possíveis canais de comunicação. Acreditamos que redes sociais são para inspirar, entreter e não para anunciar. Há canais excelentes para anúncios.

Provavelmente você faz parte das pessoas que checam o celular ao acordar. Queremos comida, diversão e arte nas redes sociais.

Esse trabalho voltado para conteúdo vivo já rende frutos. Para a fanpage da Brastemp, no aniversário de 60 anos da marca, trabalhamos um planejamento de posts focados em lifestyle combinando conteúdos com atividades on e off.

A mídia atendeu aos objetivos dos posts, balanceando engajamento e lead para ações externas.

O resultado apontou aumento significativo das taxas de interação e colaborou com o crescimento sustentável da base de fãs.

Sem alterar o perfil de investimento em mídia, foi possível quadruplicar as taxas de engajamento ao aplicar a metodologia de posts vivos e contar histórias criadas a partir de experiências reais com a marca e seus produtos.

Ação, reação, interação e experiências como essa comprovam que iniciativas para tornar as redes mais vivas são bem-vindas.

Algoritmos que nos desafiam a pensar em soluções criativas, execuções adequadas para seus meios e histórias envolventes, ajudam e inspiram.

Os fãs querem diversão, emoção e inspiração. E você, já pensou em mudar seu algoritmo para 2015?

*Gustavo Aguiar é cofundador e diretor de comunicação e marketing da Matilda.my e membro do Comitê de Social Media do IAB