Mundo.com: Mobile é principal audiência dos sites
No Brasil, os sites de notícias também estão acompanhando esse movimento dos seus leitores. De acordo com reportagem publicada na imprensa, o grupo Abril declara que 65% da audiência digital de toda a companhia vem do mobile. Na Infoglobo, os acessos via dispositivos móveis ao Globo Online representam 39,95%. Ou seja, de um total de 136,7 milhões de páginas vistas, 54,6 milhões são por smartphone ou tablet.
Com o jornal Extra, o dado é bastante similar. Os acessos ao site da publicação por dispositivos móveis (celular e tablet) correspondem a 37%. De um total de 124,9 milhões de páginas vistas mensais, 45,6 milhões são visualizadas no smartphone ou tablet. No G1, a audiência mobile representa 25% do total, com 163 milhões de acessos por mês. O volume total do site é de 650 milhões de pageviews mensais. Já no Estadão, os acessos via dispositivos móveis chegam a 27%.
Esse comportamento das pessoas no uso do mobile é tanto para o consumo de conteúdo em texto e imagem quanto para audiovisual. E, a cada ano, a atenção do consumidor ganha mais foco no celular por várias características, sendo a portabilidade a principal delas. A possibilidade de ter uma mídia no bolso – como o celular – que acompanha suas diferentes tarefas ao longo do dia, faz essa audiência mobile explodir na medida que se tem amplo acesso a smartphones mais desenvolvidos e infraestrutura (3G, 4G, etc.).
No estudo global “Uso de vídeo mobile”, realizado pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) em 24 países, incluindo o Brasil, mais de 35% dos entrevistados disseram assistir, diariamente ou frequentemente, vídeos com duração superior a cinco minutos pelo celular. Os brasileiros estão acima da média global: 43% declararam ter esse hábito. Os dados desse levantamento estão disponíveis no site do IAB Brasil (http://goo.gl/4tTdVr), na seção de Guias e Pesquisas.
É definitivamente uma mudança na forma de consumir informação e conteúdo. As diferentes telas estão cada vez mais presentes na jornada diária do consumidor, que passa pelo celular, pelo desktop e pela televisão (linear ou conectada). Com a previsão de crescimento dos usuários de smartphones em 2015 e nos anos seguintes, é provável que ocorra no Brasil o mesmo que nos Estados Unidos. Em breve, a maioria dos visitantes únicos dos sites de notícias virá do celular.
Um grande exemplo da força do mobile no dia a dia do consumidor é o caso do viral “Qual a cor deste vestido?”. Em fevereiro, a polêmica sobre as cores de um vestido – para alguns branco e dourado, para outros preto e azul – dominou o ambiente digital. O Globo, principal veículo a repercutir o caso, teve o dobro de acessos no mobile. Foram 695 mil visualizações no desktop e 1,5 milhão nos smartphones e tablets.
O celular é ou não é o grande protagonista desse novo momento na comunicação?
*Diretora comercial da Infoglobo e membra do comitê de mobile do IAB Brasil