Mutato lança estudos para orientar marcas sobre o mundo pós-Covid-19

Tullio Nicastro, VP de estratégia da agência (Divulgação)

A área de Estratégia da Mutato, que reúne profissionais de Tendências, Planejamento e Mídia, está lançando uma série de estudos para orientar empresas a (re)definir suas estratégias de marketing e negócio. A iniciativa será perene, inclusive no período posterior à pandemia. 

O primeiro estudo da série é “Novo Normal Pós-COVID-19”, lançado esta semana pela Mutato e disponível para download no site da agência, que propõe um olhar para a etapa seguinte ao surto (que vivemos agora), focando em como marcas poderão atuar nas fases de Recuperação (com a contenção da epidemia) e do Novo Normal (com a retomada das rotinas, ressocialização e reconexão)

“Nossa análise leva em conta os impactos do COVID-19 em diversos países, que já estão alguns passos à nossa frente, e cruzamos essa leitura com dados de social listening e números de múltiplas fontes para trazer pontos de vista que ajudem os executivos de marketing a tomarem as decisões o mais acertadas possível para suas marcas nos diferentes momentos que a doença trará no contexto brasileiro, que é cheio de particularidades”, afirma Tullio Nicastro, VP de estratégia da Mutato.

Impactos

O “Novo Normal Pós-COVID-19”, da Mutato, analisou 11 esferas e como elas estão impactando a vida das pessoas neste momento, além de também indicar como essas áreas tendem a evoluir e causar uma transformação social mais perene. São elas: Trabalho, Vida Social, Saúde Física, Saúde Mental, Relacionamentos, Educação, Alimentação e Bebida, Compras, Turismo e Transporte, Beleza e Moda, e, por fim, Mídia e Entretenimento.

O estudo destaca a desaceleração e a sensação de instabilidade no campo da Economia, com aumento da importância sobre educação financeira e do entendimento de renda como um composto familiar e não mais individual. No Trabalho, a adoção acelerada de ferramentas digitais e a valorização dos trabalhadores essenciais surgem como principais pontos de atenção. Em Mídia e Entretenimento, o material aponta espaço de crescimento para formatos que unam pessoas e permitam vivências offline no digital – com a possibilidade de festivais de música, festas, eventos e até reuniões em bares ganhando espaço no streaming.

Outras tendências passam pela Vida Social, com o possível aumento do desejo pelas conexões face-a-face após tanto tempo de isolamento; pela Saúde Física, com o aumento de home workout e práticas de ioga, pilates e exercícios funcionais em casa; pela Saúde Mental, com incorporação de novos rituais de bem-estar no dia-a-dia como meditação, terapia e reconexão consigo mesmo; em Relacionamentos, com um questionamento maior sobre o que traz satisfação à vida de cada um e a manutenção de relações na esfera digital; na Educação, onde veremos a quebra da resistência com o ensino à distância; em Alimentação e Bebida, com mais equilíbrio na alimentação por causa da imunidade, e o fenômeno do delivery, que vieram para permanecer; em Compras, onde fica claro a prevalência das compras à distância e a melhora da logística de entrega; em Turismo e Transporte, com o desejo das pessoas explorarem o mundo, especialmente em viagens mais curtas por conta da crise, e os deslocamentos do cotidiano com mais cuidados de higiene; e por fim Moda e Beleza, com rituais mais completos, novos produtos e roupas mais leves e confortáveis.

Próximos estudos

A Mutato vai lançar ainda uma segunda etapa do estudo “Novo Normal Pós-COVID-19” em que especialistas altamente qualificados – entre eles o psicanalista Christian Dunker – aprofundam a leitura de contexto sobre as esferas abordadas no documento inicial. Este material será transformado em uma série especial de podcasts dentro do [OT] Off Topic, o podcast da Mutato. Eles irão ao ar na semana de 11 de Maio. 

Na agenda de estudos da Mutato, além de “Novo Normal Pós-COVID-19” virão análises aprofundadas sobre Amor na Pandemia, Cultura do Cancelamento e seus impactos para marcas e Saúde Mental – estes dois também trazendo recortes sobre a intersecção entre o tema da pesquisa e o atual contexto de pandemia. Mais detalhes serão anunciados em breve, conforme os estudos forem apresentados, prioritariamente, para os times de marketing dos clientes da agência.