Na contramão
A TV aberta foi o destino de quase R$ 70 bilhões das verbas publicitárias no ano passado, segundo levantamento da Kantar Ibope Media. Entre os gêneros que atraem maior volume de investimento por parte dos anunciantes no meio, jornalismo, novela e programas de auditório concentram 61% da verba de mídia.Pensando nisso a Rede Família, emissora de Edir Macedo, sediada em Campinas, interior do estado de São Paulo, tem investido em nova programação com foco em jornalismo e sociedade. O canal que é oúnico no interior que possui grade de programação e conteúdo próprio, tem previsão de crescimento de 30% este ano. “Acho que isso é um grande diferencial para as empresas se interessarem em anunciar. Temos a liberdade e autonomia para adequar um conteúdo próprio para estes anunciantes”, diz Mario Bove, diretor comercial da Rede.
A meta ambiciosa vem embasada em estratégias customizadas.Aprincipal delas é a conquista de “clientes diferenciados”, que busquem resultado imediato, como empresas que trabalham com telemarketing. “Investimos em uma programação de qualidade (com apresentadores de nome e excelente infraestrutura), com transmissão em HD. Isso é um diferencial para as empresas de venda. Temos um ótimo resultado, aliado àqualidade de transmissão”, argumenta Bove, executivo que trabalhou durante 20 anos na Rede Record e outros veículos nacionais.
A emissora, que atende cerca de 80 milhões de telespectadores, foi fundada em 1998, tem transmissão por sinal digital HDTV e via satélite, presente em sinal aberto nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Na região de Campinas/SP, além do sinal aberto (Canal 8), também pode ser sintonizada pelo canal 24 (NET). Pela NET, também atingeas cidades paulistas de Indaiatuba, Valinhos (Canal 24) e Limeira (Canal 12), num total de 18 cidades cobertas. Possui cerca de 65 colaboradores.
No ano passado a Rede Família teve receita de mais de R$ 20 milhões, por meio de parcerias, anúncios e patrocínios. “Nossa grade é basicamente formada por atrações próprias, produzidas internamente, e que preenchem mais de 70% da programação semanal”, diz Bove. Entre elas, estão programas de esporte, entretenimento e jornalismo, com destaque para “Tudo Posso”, programa apresentado pela jornalista Maria Cândida; e “Versátil & Atual”, apresentado por Flôr Fernandez.“Investimos nos últimos anos em tudo que poderia nos levar a um patamar acima, o que abrange desde câmera, equipamentos, engenharia, satélite, casa nova, modernização dos estúdios, área de maquiagem acamarim. Também criamos programas para todos os gostos (Visão Geral, Rede Família Esporte, Esporte Campeão). Hoje temos uma programação variada que pode entreter toda família”, explica Bove.