“Não buscamos a supremacia feminina”

Divulgação

Gal Barradas é sócia e CO-CCO da BETC

Qual a maior conquista das mulheres nos relacionamentos sociais?

É preciso que elas continuem encontrando espaço para se capacitar, para disputar cargos de igual para igual com os homens, para que cheguem ao topo da cadeia e, assim, fruto da diversidade no ambiente, possam promover a cultura e a prática da igualdade de gêneros. Isso seguramente será benéfico tanto para as mulheres como para os homens.

Divulgação

Gal Barradas é sócia e CO-CCO da BETC

Qual a maior conquista das mulheres no mercado de trabalho?

Historicamente, as mulheres que não eram absorvidas no mercado de trabalho, acabavam empreendendo por serem a principal responsável pela família.

Quais os pontos fortes de ser mulher?

Eu não falaria em pontos fortes e pontos fracos, mas sim nas diferenças em relação aos homens. Essa ambivalência é que deve nos interessar. Homem e mulher são diferentes. Ponto.

Quais os pontos fracos de ser mulher?

Que chato trabalhar ao lado de pessoas sem educação e sem princípio, não é verdade? A educação recebida da mãe é um dos seus alicerces na vida de uma pessoa. Como isso pode não ser valorizado?

Você já enfrentou algum problema significativo de trabalho por ser mulher? Qual?

Sou uma exceção. Nunca sofri uma discriminação visível, nem violenta, mas fui capaz de perceber pequenos gestos, comentários e atitudes que denotavam um preconceito velado. Esse jogo velado também é muito nocivo, pois cria puxa-sacos sociais incapazes de sentir empatia e de contribuir para mudanças reais.

Como os homens podem contribuir para aumentar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho?

O termo igualdade de gêneros já diz tudo. Não buscamos a supremacia feminina. Isso é um erro.