“Não dá para falar de moda e beleza sem dar o contexto”, diz Julia Petit
Em 2007, quando o Brasil vivia o auge dos blogs de beleza e moda, Julia Petit inaugurava no IG seu primeiro projeto na editoria, mas desde o começo, sabia que a abordagem seria outra. Seguindo tendência mundial, foi dela, por exemplo, a ideia de trazer tutoriais de maquiagem e cabelo em vídeo, formato que rapidamente viralizou no país.
A bagagem como produtora musical e a vivência com o pai, o publicitário Francesc Petit, o “P” da agência DPZ&T, foram fundamentais para a construção de um projeto atrativo não só para a audiência, mas também para as marcas, que ainda tateavam o digital.
“A mídia de internet era pouca. Sabendo disso, fiquei com o blog no IG por quase um ano sem permitir publicidade, apenas para me acostumar com a audiência e entender quais as melhores maneiras de inserir as marcas. O inventário de mídia digital era comprado como TV, hoje isso não faz mais sentido”, recorda Julia.
De lá para cá, a internet viu a ascensão dos influenciadores digitais e a consolidação das it girls em perfis no Instagram e Youtube. Completando 10 anos agora, em abril, o Petiscos acompanhou de perto essas transformações, ocupando um nicho próprio que mistura dicas de moda, comportamento e manuais de beleza, com os comentários bem humorados e sinceros da “ruiva”, como Julia é conhecida por seus leitores.
https://www.youtube.com/embed/hjF1BybD2OAMais recentemente, o site ganhou um novo canal de vídeos, o Petit Comitê, que traz discussões aprofundadas sobre empoderamento feminino, consumo responsável, tecnologia, política, entre outras grandes questões da modernidade. A plataforma reflete as mudanças do público, que busca cada vez mais opinião.
“Chega uma hora que não dá para falar só de beleza, cozinha e comportamento. Entender o contexto do estilo de vida das pessoas é super importante. Sentia que precisava falar de certos assuntos e o Petit Comitê surgiu um pouco dessa necessidade. Os clientes também procuravam formatos de conversas mais profundas. Buscavam se relacionar com as mulheres de outra maneira”.
Aos poucos, Julia percebeu que seu estilo próprio se tornou sua marca registrada, algo que orienta toda a linha editorial do veículo. Sua imagem como influenciadora e formadora de opinião tem atraído em uma década centenas de anunciantes, como Whiskas, Bepantol, Canon, Porto Seguro, Círoc, Campari, Maybelline, Clinique, Natura, entre outros. Os projetos são baseados em conteúdo, uma evolução ao praticamente extinto publipost convencional dos blogs de moda e beleza antigos. A forma de veiculação também é outra: pode ser feita tanto no Petiscos e em suas plataformas oficiais quanto nos canais proprietários das marcas.
https://youtube.com/watch?v=7GDxH-U7Udc
Para as redes sociais de Pantene, por exemplo, Julia apresentou uma série de vídeos sobre restauração dos fios usando receitas caseiras, como a mistura de azeite, abacate e mel. Na linha de conversas mais profundas inauguradas no Petit Comitê, a publicitária participou também da série Papo de Mulher Para Mulher, da Marisa, que trouxe personalidades para discutir temas como tabu da idade, autoestima, entre outros.
“Nesses 10 anos, a cultura da internet mudou a forma de o consumidor se relacionar com as marcas. Ele está mais exigente, quer informação de qualidade. Percebo que a cada vez que elevamos um degrau de assunto no Petiscos, a audiência vem junto”.