Natura debate a diversidade na comunicação

Alê Oliveira

Denise Figueiredo, diretora de marca e comunicação da Natura

Um dos temas mais discutidos da atualidade, a diversidade também foi destaque nos debates do 7º Fórum de Marketing Empresarial, realizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e pelo PROPMARK, neste sábado, no Guarujá (SP). Denise Figueiredo, diretora de marca e comunicação na Natura, abordou a questão ressaltando que a empresa coloca beleza em tudo que faz, declarando profundo amor e respeito pela vida. Com o tema “Marcas atuam com estratégia dirigida à diversidade”, a executiva afirmou que a Natura fabrica produtos cosméticos, mas que de fato tem um propósito, que é construir um mundo melhor.

Dando exemplos a respeito da questão da diversidade, ela disse que a Natura trabalha com a questão da inclusão de pessoas deficientes, promoção de igualdade racial e valorização da multicultura dentro da empresa. “Somos 4.850 colaboradores, sendo que 57% são mulheres. 33% de mulheres ocupam cargos de lideranças e temos licença maternidade para seis meses e licença paternidade para 40 dias. Aos poucos a gente vai tentando conseguir chegar em números maiores”, falou Denise.

Sobre comunicação, a executiva citou que desde o começo do ano a marca trouxe um novo posicionamento, nova promessa de marca, para refletir o pensamento a respeito da diversidade, com a campanha “Viva sua beleza viva”. “Foi na verdade uma evolução da comunicação, que a gente vem refletindo a beleza, diversidade, falando da possibilidade que a mulher tem na sua expressão e capacidade de melhorar sua auto-estima”.

Segundo Denise, a campanha “Beleza viva” é algo que a marca vem trabalhando muito e que, segundo ela, apesar de parecer fácil, não é um conceito óbvio. “Num primeiro momento, falamos mais da mulher e agora entramos com a campanha de Chronos que aborda a relação da mulher com o tempo. O tempo é algo que a gente sabe que não pode pará-lo. A ideia é mostrar como a gente pode viver bem com ele”, ressaltou Denise.

Outro ponto destacado é o de que a Natura começou a olhar mais e entender melhor os homens, “porque na verdade a transformação que estamos vivendo não é só da mulher, é uma transformação geral da sociedade e o homem também está se reposicionando”. Ela citou que na campanha para o Dia dos Pais, por exemplo, o mote da comunicação foi o de que ‘o pai não ajuda, divide’. “A gente acredita na beleza das relações, não dá para falar do homem sem falar da mulher e vice-versa, é isso que a gente fala que é construir um mundo melhor”, observou a executiva.

Ela também adiantou que a Natura vai passar a mostrar os homens em sua propaganda. “Vamos mostrar a barriguinha em nossas próximas campanhas. Eles querem se ver em nossa comunicação”, contou Denise.

O painel também teve a participação de Fernanda Antonelli, COO da mcgarrybowen. A criativa disse que o Brasil está atrasado em relação ao tema diversidade na comunicação. “Poucas marcas falam e fazem. A Natura é uma pioneira neste tema”. Segundo ela, o consumidor está tão reativo, as minorias são tão ignoradas de uma certa forma no país, que quando uma marca aborda a diversidade e não fala com propriedade ela apanha.   

No entanto, a publicitária destacou que não tem mais espaço para as marcas ficarem em silêncio em relação à diversidade. “A gente vê pouca diversidade nas agências e anunciantes, estamos muito atrás de outros países. Talvez porque o Brasil é conservador.  Só que cada vez mais o consumidor está cobrando para se falar sobre a diversidade. Mas, de novo, tem que ter propriedade. Trabalhei com várias marcas em muitos segmentos e vi as agências criando as coisas com a maior boa intenção e quando veicula essa mensagem toma muito pau. Temos de começar a viver de fato a diversidade. Mas também é tão fácil cair em clichês. É muito fácil escorregar e não se tornar relevante para o consumidor”, reforçou Fernanda.