Natura e Africa criam ações para Semana da Amazônia
A Natura inicia a semana de celebração do Dia da Amazônia (5 de setembro) com filme e manifesto de Natura Ekos.
Na campanha, assinada pela Africa, a marca defende que em meio aos índices alarmantes de destruição ambiental a única possibilidade é prezar pelo bem-estar humano ambiental.
Com a ação que convida ao engajamento pela conservação da floresta, a Natura reforça a importância da “Era do E”: um negócio só será bom se promover desenvolvimento em harmonia com o meio-ambiente e um produto só traz benefícios pessoais quando oferecer benefícios para o planeta.
A comunicação segue o conceito “Somos todos uma natureza só” e busca conectar todos os seres vivos com a Amazônia, bioma que tem sido devastado por incêndios de ações irregulares de garimpo e grilagem de terra.
De acordo com Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, o modelo de impacto positivo precisa ser adotado por indivíduos e organizações para manter a floresta em pé e preservar a vida de todos. “Natureza e humanidade compartilham a mesma realidade e fazem parte de um único organismo vivo e interdependente. Por essa razão, tudo o que acontece na Amazônia gera impacto na vida de todos, independentemente da distância”, afirma.
Sophie Schonburg, diretora executiva de criação da agência Africa, comenta a campanha. “Somos todos parte de uma natureza só e, por isso, nossas ações refletem inevitavelmente na realidade do outro. A boa notícia é que o poder de mudança está em nossas mãos. E é exatamente esse convite para uma nova consciência e postura que pretendemos fazer ao longo de toda a jornada de comunicação de Ekos, incluindo a Semana da Amazônia”, diz.
Recentemente, o grupo Natura &Co (Avon, Natura, The Body Shop e Aesop) anunciou sua “Visão 2030, o Compromisso com a Vida”. A ideia é intensificar suas ações para enfrentar questões globais e contemporâneas mais urgentes.
Entre os compromissos firmados tem a conservação de três milhões de hectares até 2030 e esforços coletivos para garantir o desmatamento zero desse bioma.
Na segunda (31), o filme-manifesto estreou na TV aberta. A estratégia tem ainda posts temáticos nas redes sociais da marca. Na sexta (4), um novo filme será exibido no intervalo do Globo Repórter, que vai exibir um documentário sobre o bioma.
No sábado (5), uma projeção visual de “incêndio” em grande escala será realizada em um parque de São Paulo. Projeções visuais de árvores amazônicas em prédios de São Paulo vão mostrar a grandiosidade da floresta. A ação idealizada pela agência Africa será realizada pela artista visual Roberta Carvalho.
FICHA TÉCNICA
Título: Somos Todos Uma Natureza Só
Agência: Africa
Anunciante: Natura
Produto: Ekos
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Sophie Schonburg
Direção de Criação: Phil Daijó / Carolina Velloso
Criação: Eduardo Ferraz / Gustavo Giorelli / Ricardo Montes / João Pedro Ferreira
Atendimento: Verônica Gordilho Araújo / Caroline Fadel / Juliane Shizuko, /Greta Rodrigues / Vitória Medauar
Planejamento: Gisele Sakamoto / Priscila Meldonian / Douglas Godoy / Bárbara Rolim
Mídia: Rodrigo Famelli / Luciana Prado / Juliana Mol / Fernanda Martins / Lais Folsta/ Maria Fernanda Nuncio / Renata Pi
Produção Agência: Rodrigo Ferrari /Mariana Hermeto / Eduardo Machado
Produtora de Imagem: Iconoclast
Direção: Ian Ruschel / Fernando Nogari
Produção executiva: Gregory Bogossian / Henrique Danieletto / Alonso Sperb
Coordenação de produção: Andre Bauer
Diretor de Fotografia: Maurício Padilha
Diretor de Arte: Magdalena Arrieta
Montagem: Marcelo Vongelar / Francisco Antunes
Coordenação de pós-produção: Priscilla Paduano
Finalizador: Daniel Amaro
Pós-Produção: Finalização Prodigo Filmes
Produtora/som: ybmusic
Atendimento/som: Paulo Calia
Produção/som: Paulo Beto / Paulo Calia
Locução: Graça Cunha (BR)
Aprovação/cliente Natura: Andrea Alvares / Maria Paula Fonseca / Fernanda Rol / Carlos Pitchu / Ana Carolina Soutello / Renato Winnig / Claudia Pinheiro / Viviane Franjose / Louise Martins