Natura é única brasileira entre 10 mais inovadoras do mundo
A Natura, uma das maiores fabricantes de cosméticos e produtos de higiene e beleza do Brasil, ocupa a 10ª posição entre as 100 empresas mais inovadoras do mundo, segundo lista anual divulgada pela versão norte-americana da revista Forbes. A empresa é a primeira brasileira a aparecer no ranking, liderada pela americana Salesforce.com e que conta ainda, no top 10, com operações como a chinesa Baidu, a americana Amazon e a japonesa Rakuten (veja a lista completa aqui).
Em 2012, a Natura destinou R$ 158,9 milhões de sua receita líquida para inovação e lançou 104 itens. A empresa acredita no modelo de inovação aberta com parcerias no país e no exterior e investiu, recentemente, por meio de seu programa Natura Campus, R$ 6 milhões, contemplando 13 projetos. O Natura Campus tem como objetivo fomentar a inovação por meio da formação de redes colaborativas. “A inovação está no DNA da empresa”, declarou Gerson Pinto, vice-presidente de inovação da Natura.
Outro projeto de destaque da companhia, o SAF Dendê, comprovou a viabilidade de produção de óleo de palma em um sistema agroflorestal que combina o cultivo da palma com outras espécies vegetais e garante uma produção mais sustentável da espécie. Em junho deste ano, a Natura lançou o Cocriando Natura, rede aberta de inovação que convida as pessoas a colaborar e cocriar por meio de ideias, percepções, histórias e pontos de vista.
A empresa também desenvolve o Programa Amazônia, que deseja ser responsável por gerar e difundir conhecimento com alcance global sobre a região, ativando e coordenando redes de conhecimento locais, nacionais e internacionais. A meta, até 2020, é envolver cerca de mil pesquisadores em rede, entre colaboradores Natura e membros de instituições de ciência e tecnologia.
Atualmente, a Natura possui centros de Pesquisa e Desenvolvimento em Cajamar (SP), Benevides (PA), um centro de conhecimento em Manaus (AM) – Núcleo de Inovação Natura na Amazônia (NINA) – e HUB USA (Boston e NY). O índice de inovação da empresa, nos últimos dois anos, é de 67,2%. Sua receita líquida anual é superior a R$ 6,3 bilhões.