Natura expande investimento em projetos musicais

Cerca de R$ 55 milhões já foram investidos em projetos musicais pela Natura nos últimos sete anos. Em 2012, não será diferente. Empenhada em desenvolver trabalhos de incentivo à música brasileira, a empresa anunciou, na última terça-feira (13), em São Paulo, a abertura de três novos editais públicos, que têm como objetivo democratizar o acesso aos recursos e fomentar a cultura do país.

Além dos já tradicionais Editais Nacional (apoiado nas Leis Rouanet e do Audiovisual) e Regional de Minas Gerais (com utilização dos recursos destinados à Lei Estadual da Cultura), a Natura expandirá o projeto para os Estados da Bahia e Pará e criará mais uma versão do Edital Nacional. No total, serão designados R$ 5 milhões para as cinco edições, sendo R$ 1,5 milhão para cada edital nacional e R$ 1 milhão para os regionais. As inscrições serão gratuitas e abertas às pessoas físicas e jurídicas.

“Música e Natura têm muito em comum, pois ambas promovem experiências de bem-estar e de estar bem com o outro e com o mundo à nossa volta. A empresa sente a responsabilidade de apoiar e valorizar a cultura brasileira. Queremos explorar novas cenas musicais, colaborar com projetos de artistas já reconhecidos e dar oportunidade a novos músicos, que o Brasil terá o privilégio de conhecer”, explicou Monica Gregori, diretora de comunicação e marketing da Natura.

Entre os projetos selecionados, estão gravações de CDs e DVDs, promoção de shows e festivais e a elaboração de projetos de resgate e preservação da memória musical brasileira por meio de livros, filmes, pesquisas, acervos, palestras e workshops. Artistas como Roberta Sá, Milton Nascimento, Tom Zé, Otto e Tulipa Ruiz foram contemplados em 2012 e terão seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

Aos editais, une-se a nova plataforma Festival Natura Musical, que consiste na realização de shows gratuitos de música brasileira em parques e praças públicas. “Já fizemos três edições de festivais em São Paulo e uma em Belo Horizonte, entre 2009 e 2011, mas essa plataforma chega com um novo formato e uma nova proposta. Apesar da grande quantidade de festivais que aterrissam no Brasil todo ano, acreditamos que sempre há espaço para a música brasileira de qualidade”, afirmou Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura.

No novo formato, a mesma programação percorrerá diferentes cidades, disseminando o trabalho dos artistas patrocinados e promovendo encontros entre músicos de diferentes estilos e regiões. Por enquanto, foram definidas edições em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, com datas a confirmar entre o segundo semestre de 2012 e em 2013. “Queremos conectar pessoas, algo que diz muito sobre a filosofia da Natura”, disse Karen.

A divulgação da plataforma será feita por meio de campanha criada pela Peralta. A veiculação está prevista ainda para este primeiro semestre.