Natura investe em ações para o consumidor classe A

A Natura oficializou uma parceria inédita com a rede de salões de beleza Studio W, de Wanderley Nunes. O projeto, apoiado em produtos da linha Ekos e em dicas transmitidas no aplicativo Gestos Natura, lançado no início do ano, reflete o desejo da empresa de se aproximar do consumidor da classe A. “Costumo dizer que foi um namoro entre a marca e o salão, já que os dois têm uma sinergia conceitual muito forte. Este é mais um passo na valorização da cliente premium, uma evolução da iniciativa que tivemos com a criação da loja-conceito na rua Oscar Freire”, conta Graça Mello, gerente de marketing da unidade regional São Paulo.

O projeto da Natura com o W consiste de quatro “rotas” de bem-estar em manicure e pedicure: “Hidratação do Cacau”, “Nutrição da Castanha”, “Tranquilidade do Maracujá” e “Vigor da Andiroba”. A aplicação dos produtos envolve técnicas de reflexologia. “Todos os profissionais envolvidos passaram por treinamento na sede da Natura, em Cajamar (SP)”, lembra Rosangela Barchetta, sócia de Nunes no Studio W.

O contrato prevê exclusividade de um ano entre as marcas. Após o período, a Natura pode expandir a ideia para outras redes e Estados do Brasil. “Em termos de aprendizado, esta é uma experiência bastante significativa. Queremos expandir, mas ainda não temos nada traçado”, afirma Graça. Segundo a executiva, a comunicação da parceria ficará centralizada na equipe do Studio W, que começou a promover ações em todos os salões da rede na última sexta-feira (22) e a divulgar a novidade nas redes sociais.

Além das quatro “rotas”, o acordo prevê a venda de produtos da linha Ekos nas unidades do salão, inclusive a do JK Iguatemi (SP), com inauguração prevista para dezembro. Parte do portfólio, a caixa de sabonetes artesanais sai do catálogo e torna-se exclusividade do salão. Por enquanto, a Natura não tem planos de lançar produtos em parceria com o Studio W.

Novas frentes

Embora não especifique os planos de ampliação da Natura, Graça destaca que a empresa tem repensado sua trilha no mercado brasileiro. No início deste ano, cerca de 400 colaboradores se reuniram para o questionamento de diversos assuntos, entre eles a venda de artigos de vestuário, cama, mesa e banho, autorizada pelo conselho. “É um caminho que podemos vir a trilhar”, sugere a executiva. Se consolidado o projeto, a loja da rua Oscar Freire deve desempenhar papel fundamental.