NBS vence O Melhor Comercial do Brasil

A marca bomnegócio.com pode ter sido extinta, com a incorporação pelo também site de e-commerce OLX. Mas seus famosos comerciais continuam rendendo prêmios à sua agência, a NBS, que agora venceu O Melhor Comercial do Brasil 2014, promovido pelo SBT. No caso, o filme destacado foi “Compadre”, estrelado pelo Compadre Washington, o líder da banda de axé É o Tchan. A produção é da Zeppelin Filmes, com direção de cena de Rodrigo Pesavento e trilha da eNoise.

A revelação foi feita na tarde desta terça-feira (24), em encontro promovido pela emissora. Antes, o SBT anunciou e passou um vídeo com os 10 comerciais do shortlist – selecionados a partir de uma lista dede 30 filmes, que haviam sido divulgados em fevereiro. O júri, formado por 24 profissionais de agências e produtoras, votou logo depois.

Além de “Compadre”, NBS e o bomnegocio.com tinham mais dois concorrentes – “Supla” e Maradona”. A Y&R também assinava dois comerciais do shortlist – “Talk show” e Famoso”, ambos para a Vivo, protagonizados pelo Ruivo e por Rubinho Barrichelo. Completavam a lista dos candidatos ao prêmio “Reunião de condomínio”, da Talent para Tigre; “Mafiosos”, também da Talent para Ipiranga; “Have fun”, da AlmapBBDO para Volkswagen Up!; “Velhinha”, da Almap para Havaianas; e “Underwater”, da F/Nazca S&S para Skol.

Neste ano, em que o prêmio chegou a sua quarta edição, a emissora apresentou uma novidade: a dupla criativa conquistou o direito de ir para o Festival de Criatividade de Cannes em 2015, que acontece entre os dias 21 e 27 de junho na Riviera Francesa. Até o ano passado, a vaga era para apenas um criativo e o executivo de marketing do anunciante (que continua com o prêmio). Na ficha técnica de “Compadre”, constam na criação os nomes do diretor de criação da NBS, Marcello Noronha, mais os criativos Rodrigo Almeida, Antonia Zobaran e Renato Jardim. Noronha também assina a direção de criação ao lado de André Lima, um dos sócios da agência. Cabe a agência, segundo o SBT, a indicação da “dupla premiada”. “Melhor levar a dupla que criou do que pedirem para eles decidirem no ‘par ou ímpar’”, brincou Glen Valente, diretor comercial e de marketing do SBT.

Vice-presidente da emissora, José Roberto Maciel disse que sua preocupação na época em que foi lançado era da iniciativa ser reconhecida pelo mercado como um p”rêmio de valor”. “E vejo que isso já foi alcançado antes mesmo da quinta edição. É um incentivo para agências e anunciantes, que podem aqui exibir conteúdo relevante em qualquer de nossas plataformas”, afirmou.

Maciel também abordou o atual cenário econômico. “Mais do que uma crise econômica, que existe, claro, temos aí uma crise moral. E é nossas horas que temos que pensar em fortalecer o mercado. A propaganda é um exemplo para isso”.

REGIONAL

Para a edição de 2015 do prêmio, Glen Valente anunciou uma outra novidade. A emissora irá lançar “O Melhor Comercial do Brasil Regional”, que por meio de suas 144 emissoras espalhadas pelo país irá destacar um comercial de cada região brasileira. Destas cinco produções, uma delas será a grande vencedora, e também terá o benefício de ter criativos e anunciantes no Cannes Lions 2016.

“Nem todos anunciantes veiculam nacionalmente ou em mais de dois mercados, como constam no regulamento do nosso prêmio. Alguns optam por ações em uma região específica”, ressaltou Valente. “E será um aprendizado para todo o mercado entender e conhecer o trabalho das agências locais, que reflete a amplitude da cultura brasileira”, conclui o executivo.