Negócio da propaganda visto a partir de diferentes sotaques

Com grande dimensão territorial, diversidade, história e cultura bastante heterogênea do povo brasileiro e de nossas regiões é difícil encontrar um profissional de comunicação que tenha domínio de nosso Brasil em sua plenitude. Mas como ter uma visão do que acontece no mundo da publicidade em cada uma das localidades deste país afora?

Com um conjunto de lideranças que atuam junto aos 18 sindicatos que representam empresarialmente as agências de propaganda dos vários estados do país, além do Distrito Federal, o Sistema Sinapro/Fenapro tem ajudado a decifrar, e olhar mais a fundo, cada uma das peculiaridades regionais do nosso setor. Somamos em torno de 800 agências associadas e outras mil que contribuem anualmente com o sistema há quase 40 anos, e acompanhamos de perto as movimentações do mercado publicitário pelos quatro cantos do Brasil. Esta capilaridade, somada à especialização mercadológica dos empresários líderes das agências de todo o país, torna o nosso sistema conhecedor das características e sotaques regionais.

O negócio das agências está em plena transição e, diante de tantas adversidades e perfis de atuação, não haverá apenas um modelo a seguir. Portanto, a abertura de mais espaços de informação como este, bem como a participação efetiva das agências no ambiente associativo são aspectos fundamentais para estimular o desenvolvimento do mercado e de cada empresa individualmente. É contando com essa visão de conjunto de todas as regiões do país que o sistema Sinapro/Fenapro, por meio da coluna Giro Brasil, quer contribuir para levar ao mercado informações que ajudarão a entender melhor os caminhos que o nosso setor está seguindo. É por este potencial instalado que, a partir desta semana, estaremos com todos vocês, leitores do PROP- MARK, num verdadeiro giro pelo Brasil, misturando os sotaques e somando o conhecimento que temos sobre os caminhos de transformação e evolução do ambiente empresarial da publicidade brasileira. Diferentemente do que algumas pessoas ainda acreditam, o foco de atuação do Sistema Sinapro/Fenapro não é apenas a proteção e a defesa do setor na esfera legal (o que, por si só, já é de grande importância). Nossa atuação é bem intensa e voltada ao negócio como um todo, visando as transformações do mercado, acompanhando de perto o que realmente acontece dentro e fora das agências, e atuando lado a lado com elas através de serviços práticos, objetivos diretos no suporte à gestão do seu negócio.

Diariamente, interagimos com o mercado, fornecendo informações para o aprimoramento empresarial e profissional, seja por meio dos debates do Chacoalha e do Dica Legal, que se transformaram em agenda fixa às quartas-feiras; da curadoria de notícias Overview; da publicação de papers com conteúdo de relevância técnica e jurídica para a gestão do negócio, e, da divulgação, a cada trimestre da VanPro, pesquisa do mercado que traz uma visão do ambiente de negócios da propaganda, representando a opinião de mais de 300 agências a cada rodada. Publicamos ainda o Transforma, um paper que faz um raio X do momento atual e aponta as perspectivas de futuro.

No segundo semestre de 2021, vamos tirar do papel o projeto de EAD chamado P2C3, cujo objetivo é capacitar os empresários a atuarem em um modelo de gestão que profissionalize ainda mais a formação de Preço, Proposta, Contratos, Controle e Compliance, o que deve ser um grande marco para o futuro das agências. Com a coluna Giro Brasil, teremos um importante canal para levar essas informações até vocês e contribuir ainda mais para o aprimoramento do negócio da propaganda e da indústria da comunicação brasileira.

Daniel Queiroz é presidente da Fenapro (presidente@fenapro.org.br)