Neogama/BBH conquista prêmio internacional da Diageo
A Neogama/BBH é a grande vencedora a quarta edição do Diageo Brilliance Awards, prêmio da companhia de bebidas criado para destacar as melhores agências e campanhas realizadas para as suas marcas ao redor do mundo. O trabalho premiado foi o filme “Gigante”, para Johnnie Walker, que começou a ser veiculado em 2011 e lançou o conceito “Keep Walking, Brazil”. Além do tradicional uísque, fazem parte do portfólio da empresa marcas consagradas como Buchanan’s, Smirnoff, Ciroc, Tanqueray, Guinness, entre outras.
A premiação aconteceu na noite desta quarta-feira (27), em Londres, e contou com a presença de Alexandre Gama, CEO da Neogama e CCO global da BBH. O filme, com ares de produção hollywodiana, foi a primeira campanha institucional de Johnnie Walker especialmente criada para um país. O comercial mostrava o Pão de Açúcar se rompendo aos olhos do povo carioca em uma linda tarde de sol do Rio de Janeiro e se transformando em um gigante de pedra, que partia em direção ao mar. A produção ficou sob responsabilidade da brasileira Zohar e da inglesa Gorgeous, com direção do também britânico Peter Thwaitest. Teve pós-produção da The Mill, de Nova York, responsável por trabalhos como o épico “Gladiador”, de Ridley Scott.
“Gigante” também conquistou prêmios de grande reconhecimento no mercado brasileiro, como o “Profissionais do Ano”, da TV Globo, e no ano passado, já havia vencido a etapa do prêmio da Diageo para a América do Sul. O trabalho também resultou em crescimento para a marca, especialmente para o Johnnie Walker Red Label, que cresceu 20% nos primeiros meses de campanha, segundos dados Nielsen.
Relevância
Para Gama, o prêmio tem um grande valor porque o jurado do trabalho da agência no mundo real é sempre o cliente. “Além disso, vencer com um case brasileiro, quando a competição é global e o país é apenas um dos mercados emergentes, concorrendo contra países do primeiro mundo e também contra outros na mesma situação, casos de China e Rússia, significa muito”, diz.
O criativo diz que quando é o cliente quem julga, a coisa fica mais desafiadora, porque não se trata da subjetividade de um julgamento criativo apenas, mas da soma de uma série de critérios objetivos e mensuráveis que precisam ser alcançados para o case merecer ser reconhecido. “Se não bateu meta de vendas, não adicionou maket share, não tornou a marca mais relevante e, finalmente, se não é criativo, não adianta”, explica.
Gama cita como diferenciais do trabalho, que podem ter sidos fundamentais para esta conquista, o fato de ser um filme para o Brasil, sobre o Brasil e feito por um brasileiro, mas de uma forma internacional inovadora. “A temática é intimamente ligada ao DNA do país e o filme tocou em uma questão de foro íntimo da nossa nacionalidade de uma maneira impactante e inspiradora. Nós sempre fomos ironizados internacionalmente na figura metafórica de um gigante que nunca acordava. Nosso hino canta a imagem de um país ‘deitado eternamente em berço esplêndido’ e, fizemos o gigante levantar e ir para o mundo. E aí está a força dessa ideia para bater outros trabalhos concorrentes: ela vai além da propaganda e alcança essa veia mais profunda que é cultural”, ressalta.
Na noite de premiação, a campanha foi definida por David Gates e Andy Fennel, executivos globais da Diageo, como um dos trabalhos mais importantes da companhia no mundo. “É um case de referência e inspirou inclusive o mesmo insight para um trabalho na Grécia e outro que será veiculado em breve na África do Sul”, revela Gama, dizendo que o sucesso da campanha pode fazer com que o Brasil seja novamente palco de trabalhos de Johnnie Walker exclusivos para o país. “O fato mesmo de eu ter assumido a liderança criativa global da BBH é uma prova disso. O Brasil, o que já somos e o que ainda podemos ser, está na pauta do mundo”, completa.