NetGeo lança série para celebrar 100 anos da seleção brasileira

 

A Copa do Mundo ainda não começou, mas o Brasil já tem o que comemorar. Por uma feliz coincidência, o país está recebendo o maior torneio global de futebol em seu território exatamente no ano em que celebra o centenário da seleção. Aproveitando o clima propício, a Fox Internation Channels Brasil, por meio do National Geographic Channel – ou NetGeo –, prepara o lançamento da série “100 anos de seleção brasileira”.

Em tom documental, o conteúdo conta com direção do jornalista Mauro Beting, especializado em esportes há 24 anos – sobretudo futebol. Ele divide a responsabilidade com Ricardo Aidar, da Canal Azul – responsável pela produção dos episódios. Apesar de não se ater apenas aos cinco títulos mundiais, a série e dividida em cinco capítulos, cada um com as respectivas conquistas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 como base.

A ideia, porém, vai além do futebol em si e da visão do brasileiro, procurando contextualizar outros elementos por ele influenciados e trazer a opinião de estrangeiros sobre a mítica camisa amarela. “Esta não é uma série em que é preciso ser ufanista para assistir. Não nos atemos apenas ao futebol, mas a tudo que ele influenciou durante esses 100 anos, como a política, a cultura e a sociedade brasileira como um todo”, enfatiza Beting. “Fugimos também do olhar apenas do brasileiro. Uma questão importante foi decidir por um foco mais global, trazendo a opinião de quem é de fora sobre a seleção e sua importância”, complementa Aidar.

A série mescla imagens históricas com depoimentos dos mais variados. Com um rico trabalho de pesquisa, ela traz como imagem mais antiga registros de Arthur Friedenreich, considerado o primeiro ídolo nacional do futebol brasileiro, datadas de 1925. Também há vídeos de Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, entre tantos outros do início da seleção em Copas até os tempos atuais e as previsões para o torneio de 2014.

Entre os entrevistados, figuras emblemáticas nacionais e interacionais, como Coutinho, Pepe, Zito, Rivelino, Cafú, Ronaldo, Dunga, Zico, Pelé, Just Fontaine, Leonel Sánchez (El Toro) e Paolo Rossi. Nomes mais recentes, como David Luiz, Robinho e Neymar, assim como jornalistas especializados como Renato Mauricio Prado, PVC e o próprio Beting, complementam as análises e informações.

“100 anos de seleção brasileira”, que também tem parceria com o canal Fox Sports e a TV Bandeirantes, tem estreia programada para este sábado (3), às 22h30. O primeiro capítulo, intitulado “1958: a queda do complexo vira-lata”, conta como o futebol veio para o Brasil e tornou-se uma instituição nacional, abordando desde o surgimento da seleção, em 1914, até a conquista da primeira Copa. “Estamos aqui, sem dúvidas, falando do principal produto que o brasileiro sabe fazer”, acrescenta Beting.