Nielsen lança solução para medir impacto de campanhas digitais
A Nielsen lança no Brasil o Digital Brand Effect (DBE), solução para medir, em tempo real, o resultado de campanhas digitais. Segundo a Nielsen, o DBE calcula, por meio de perguntas-chave, qual o grau de conhecimento a respeito de uma marca, por exemplo, por um grupo de pessoas que não foram expostas a determinada publicidade dessa marca. Em seguida, as mesmas perguntas são aplicadas para um grupo que foi exposto à publicidade, comparando, assim, qual a diferença entre ambos.
Essa diferença, que é chamada de brand lift, indica o grau de efetividade de uma campanha. O Digital Brand Effect apresenta esses números em tempo real, informando quais as peças, espaços publicitários e quantidade de exposições estão gerando os melhores resultados no ambiente online. Para os clientes, uma das grandes vantagens é ter dados para otimizar e direcionar os esforços antes do fim da campanha.
O Digital Brand Effect pode aferir o impacto sobre cinco diferentes objetivos de marketing: conhecimento da marca, atitudes, favorabilidade, intenção de compra e preferência. A solução está disponível para diferentes ambientes digitais, incluindo computadores, tablets e smartphones. A tecnologia que embasa o DBE também identifica quais atributos de um anúncio estão gerando melhor desempenho. É possível separar os resultados por peças, local de entrega, targeting e diferentes frequências de exposição.
“Medir o impacto de um anúncio depois que a campanha já acabou pode ser tarde demais”, alerta Federico Sader, diretor de Marketing Effectiveness da Nielsen no Brasil. “Para obter o maior benefício, os anunciantes, suas agências e os veículos esperam entender o alcance e a ressonância de seus anúncios em cada etapa da campanha. Agora, com o Digital Brand Effect, eles podem ajustar o plano enquanto ainda há tempo de fazer uma mudança significativa”, ressalta.
O Digital Brand Effect complementa no Brasil outro produto da Nielsen, o Digital Ad Ratings (DAR), solução que fornece métricas de GRP e TRP (pontos brutos de audiência) de campanhas digitais a partir de dados de impressões, audiência, alcance e frequência, além de viewability por demografia em computadores, tablets e smartphones.