Nielsen testa ferramenta para medir campanhas multiplataformas

As métricas no digital, um dos principais desafios de quem trabalha com propaganda e marketing, podem estar prestes a ganhar novo aliado. Até o fim deste mês, a Nielsen lança no Brasil a ferramenta TAR (Total Ad Rating), que pretende fornecer ao mercado uma visão detalhada de campanhas multiplataformas.

Alê Oliveira

Sjoerd Mostert, Theresa Brennan e David Eastman: a Nielsen Brasil é um mercado crucial para nós 

Em linhas gerais, o TAR irá avaliar campanhas veiculadas em TV e no digital e fornecer dados detalhados da audiência exposta à mensagem online, na TV e impactadas em ambos os meios. O próximo passo, ainda sem data de lançamento, será incluir dados de audiência mobile.

Em visita ao Brasil na semana passada, os executivos Theresa Brennan, general manager de advertiser solutions da Nielsen, e Sjoerd Mostert, fundador e CEO global Pointlogic, empresa que foi incorporada pela Nielsen no ano passado, comentaram a novidade, que está sendo implementada em parceria com a GfK.

“Estamos com alguns pilotos em andamento, logo vamos dividir os primeiros dados. Mas o que temos visto ao redor do mundo, inclusive no Brasil, é que a TV continua sendo a principal mídia, enquanto que o digital é mais eficiente para alcançar os consumidores mais difíceis de serem atingidos, como os jovens”, comenta Theresa.

A executiva lembra ainda a importância do Brasil para os negócios da Nielsen. “A Nielsen Brasil é um mercado crucial para nós. O Brasil é um país em desenvolvimento, que investe muito nos negócios no digital, área que por aqui está em crescimento”, diz ela, acrescentando:

“Estamos bem envolvidos no desenvolvimento da mensuração de digital por essa razão”. Ela salienta ainda que os esforços em digital da Nielsen são complementares ao que a empresa já faz atualmente para o meio televisão.

Neste sentido, novos produtos no campo das métricas estão no radar da Nielsen. A aquisição da Pointologic, por exemplo, representa “experiência” e “softwares mais elaborados” na geração de dados, segundo Mostert.
Em relação ao TAR, os dados gerados estão sendo muito aguardos no Brasil.

David Eastman, diretor-geral da Pointlogic para América Latina, que recentemente foi convidado pela Nielsen para assumir a liderança da área digital no Brasil, disse que todos, agências e anunciantes, aguardam pela novidade.