Nike abre o espaço #RioSemLimites
A Nike acaba de inaugurar o “Rio Sem Limites”, espaço interativo localizado na Praça XV, centro do Rio, que ficará aberto ao público durante o período dos Jogos. Durante a inauguração na noite desta quarta-feira (3) foi exibido pela primeira vez o filme global parte da campanha “Sem Limite”, da Wieden + Kennedy, que estreia oficialmente na sexta-feira (5). O filme “Você sem limite” é o principal da campanha que tem diversas dimensões e propõe que as pessoas quebrem seus limites. Esse limite pode ser correr os primeiros 10 km, caminhar o primeiro km ou quebrar um recorde mundial.
“Você nasce e ninguém determina o que você vai ser. Você vai decidir. Essa é a mensagem do filme.”, diz Henry Rabello, vice presidente de marketing e gerente geral de Olimpíadas da Nike do Brasil.
Segundo o executivo, o momento olímpico é uma oportunidade de apresentar as inovações da Nike para os atletas – tanto olímpicos quanto os do dia a dia, que sempre estão tão fortemente dentro do target da marca. A Nike mantém forte parceria com o Comitê Olímpico e patrocina mais de 300 atletas. O investimento feito nas Olimpíadas se assemelha ao volume da Copa.
“Nosso objetivo é transformar os jogos olímpicos nos jogos da galera. A ideia é levar inspiração e motivação para as pessoas fazerem mais e melhor o esporte.”, disse Henry.
Vale lembrar que o teaser do filme foi visto recentemente e mostrava o ator Bobby Cannavale em um berçário em que estão Neymar Jr, Serena Williams, LeBron James, Mo Farah e Zhou Qi, discursando sobre como nenhum deles decide onde a vida começa, mas que podem decidir onde ela termina.
A Nike marca sua presença ao longo dos jogos com ativações em vários pontos do Rio – e atividades como instalações artísticas, treinos funcionais, corrida, futebol, skate -, com o projeto de legado em 22 vilas olímpicas. Nesta quinta-feira (4) será reinaugurada a Vila Olímpica Clara Nunes, localizada em Acari. Revitalizada como parte do Projeto Vilas Olímpicas, em parceria com a Prefeitura do Rio em 22 estruturas municipais, a vila – que sofreu uma inundação em 2013 -, será reinaugurada depois de uma completa reforma. Todas as vilas receberam treinamento dos professores, nova identidade visual, uniformização da equipe e equipamentos esportivos. Foram criados ainda espaços específicos para servir aos atletas olímpicos e convidados – hospitality centers como o do Itanhangá onde há serviços e acesso a produtos. Em São Paulo e no resto do Brasil o movimento dos “Jogos da Galera” está disponível através dos aplicativos Nike+, NTC+, NikeSB e Futebol.
Segundo Henry, apesar da crise o Brasil se mantém como um mercado muito importante.
“Nosso fundador disse que se a Nike fosse um país, seria o Brasil. A paixão que temos por esporte é compartilhado pelos brasileiros. Vendemos muito aqui, e é claro que há uma crise mas o momento esportivo que estamos vivendo compensa qualquer crise. É um momento de ajustes, mas temos confiança de que o mercado vai continuar crescendo. Estratégicamente continua sendo um mercado muito importante para nós”, disse Henry.
No Brasil as categorias mais importantes para a Nike são futebol, corrida, treino feminino, sportswear, skate e basquete.
O espaço Rio Sem Limites
Quem visitar o local poderá conhecer de perto as maiores inovações de tecnologia e design dos calçados usados pelos melhores atletas do mundo na versão especial Unlimited Colorway. E poderão vestir a Jaqueta NikeLab Time Brasil, peça que os atletas usarão no pódio na hora de receber a medalha olímpica e ter este momento registrado e compartilhado nas redes sociais. As jaquetas de pódio do Brasil e dos Estados Unidos estarão à venda, além de produtos licenciados Rio 2016. Também haverá um ponto para customização de camisetas, com opções de frases inspiracionais e grafismos desenvolvidos pelo artista carioca Bruno Big.
O espaço conta ainda com uma instalação do artista e designer brasileiro Muti Randolph: um cubo de 100m2 formado por múltiplas telas móveis, com projeções gráficas e coloridas que celebrarão grandes momentos durante a competição.
Nikelab
Durante os Jogos, o terceiro andar da loja da Nike em Ipanema será ocupada pela NikeLab Rio, loja temporária que celebrará as parcerias com consagrados estilistas e designers como Pedro Lourenço, Riccardo Tisci, Kim Jones e Jun Takahashi. O consumidor terá acesso às coleções com as mais avançadas tecnologias em vestuário e calçados aplicadas em peças exclusivas.
Desafio Quebre Seus Limites
A Nike lança ainda o projeto digital Quebre Seus Limites: quem correr e bater seus recordes pessoais com o uso do aplicativo Nike+ Running poderá receber créditos de celular para compartilhar seus resultados e inspirar sua comunidade a correr também. Toda mecânica e regulamento do projeto e todas as ações da marca durante o período podem ser encontradas no site Nike.com.
“É um call to action para as pessoas se motivarem”, diz.
A ideia é atrair inclusive jovens que não têm acesso aos aplicativos da Nike+ oferecendo recompensas pelas conquistas registradas.
Comunicação Visual
A comunicação visual de mais de 30 lojas, incluindo Nike Factory Store e Nike Ipanema, foi criada oea agência Memo. Toda a concepção criativa está alinhada ao conceito global #VemJunto, que tem como proposta amplificar a prática esportiva no Brasil.
“Tem sido um super desafio realizar esse grande movimento para Nike em tempo recorde, num momento em que o Brasil está sob os olhos do mundo. Em 12 horas, implementaremos simultaneamente a nova comunicação em mais de 30 lojas da marca espalhadas pelo país. Estamos com nossa adrenalina a mil e muito felizes com o resultado”, comenta Paula Ramos, sócia e gestora da conta Nike na Memo.