Nike enaltece a garra do brasileiro em filme que reúne de jogadores a cantores
'Veste a Garra', campanha foi criada pela Wieden+Kennedy e tem produção da Stink
A Nike estreou o filme Veste a Garra, campanha que dá início à preparação da seleção brasileira rumo à Copa do Mundo do Catar, que começa em novembro. Inspirado na garra do brasileiro, o filme conta com a participação de um elenco de jogadores e atletas parceiros da Nike, como os atacantes Rodrygo, Adriana Silva e Endrick, e a skatista Leticia Bufoni.
As aparições adicionais são do rapper Djonga, o funkeiro MC Hariel, o apresentador Fred, do Canal Desimpedidos, o dançarino de passinho Jonathan Santos e o coletivo LGBTQIA+ Meninos Bons de Bola. A trilha sonora é uma sessão de grime feita por três MCs: Nina, Febem e Sodomita.
Criado pela Nike e Wieden+Kennedy São Paulo, o filme explora três conceitos diferentes: o puxão da camisa, o drible e a garra. O puxão representa todas as dificuldades, os perrengues da vida. O drible representa a ginga brasileira, demonstrando o poder da coletividade contra os obstáculos. E a garra é a vontade de sair jogando e vencer, mesmo contra todas as adversidades.
A produção de 60 segundos traz intervenções gráficas da onça-pintada, um símbolo nacional brasileiro que inspira a estampa da camisa da seleção.
A história se desdobra em uma cadeia de inspirações que vão além do futebol tradicional, abordando diferentes elementos da cultura brasileira. Entre puxões, chapéus, dribles, carrinhos e chutões, o conceito da garra surge na brincadeira entre crianças no meio da rua, no terrão, na várzea, na quadra, no society e até no píer de um rio, o que reforça a improvisação que só o brasileiro tem.