Nike, Magalu e Havan têm a maior maturidade digital de marca no Brasil
A operação brasileira da Isobar desenvolveu o Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil 2019 , que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas. Foram analisadas 284 empresas com faturamento de mais de R$ 1 bilhão, dos setores de Varejo, Bens de Consumo, Saúde e Educação e Ensino, e consideradas três dimensões do digital: Mobile, Search e Social.
O estudo revelou que as dez primeiras colocadas são: Nike, Magazine Luiza, Havan, O Boticário, Burger King, Petz, Cobasi, C&A, Lojas Renner e Adidas. Também apontou que a grande maioria das marcas analisadas têm maturidade digital Básica (48,6%) e Madura (32,42%), e apenas 3,75% delas são consideradas Experts.
“As empresas brasileiras já despertaram para o processo de transformação digital, estando em diferentes estágios de desenvolvimento. Falta, porém, uma maior maturidade, abrangência e consistências das ações e estratégias. O segmento de varejo, dado sua natureza de intensa interação com o consumidor, é o mercado mais adiantado, com vários exemplos de aplicações reais das tecnologias existentes”, afirma Luiz Bispo, gerente sênior da Cosin Consulting, consultoria da rede Isobar. Ao todo, 8% das marcas de Varejo são experts digitais, sendo que nas outras áreas analisadas, nenhuma marca atingiu o status.
Outra conclusão importante do estudo foi que as marcas digitalmente mais maduras apresentaram melhores resultados financeiros a exemplo do Burger King (valorização de 20% das ações no Brasil de 2017 para 2018) e da Magazine Luiza (suas ações se valorizaram mais de 12 vezes desde 2017).
Mobilidade
Um dos grandes motores propulsores da transformação digital, a mobilidade, representada principalmente na figura dos smartphones, não poderia deixar de ser uma das dimensões do IMD. Destaque para os segmentos de Moda (com 5 marcas experts) e Supermercados (com 10 marcas maduras), que apresentam mais maturidade. Os mercados em estágios mais iniciais em mobile são os de Educação e Ensino (20 marcas Básicas) e Alimentação (29 marcas Iniciantes).
“Os aplicativos se consolidaram com uma base para a prestação de serviços. O próximo passo é integrá-los cada vez mais às funcionalidades dos devices (foto, vídeo, localização, voz etc.). Neste ambiente, a comunicação eficiente deve não apenas coordenar a mensagem e público correto, mas também o momento e o canal mais adequados”, ressalta Bispo. As marcas mais avançadas em mobile são Drogaria Araújo, Dia%, Polishop, Natura e Novo Mundo.
Em relação à dimensão do Social, foi considerada a presença e interação das marcas no Facebook e no Instagram. Os segmentos que mais se destacaram foram Cosméticos, Moda, Montadoras e Móveis/Eletroeletrônicos. As marcas de destaque foram Nike, Havan, Forever 21, Adidas e O Boticário.
Já na dimensão Search, o enfoque da análise recaiu sobre a performance das marcas na busca orgânica no Google. O IMD mostrou que a maioria das marcas se encontra em estágio Iniciante nesta área, com 43,69% delas. Já as empresas avaliadas como Básicas correspondem a 30,72% do universo estudado. As marcas classificadas como Experts chegam a 3,07% do total e as Maduras abrangem 22,53%. O segmento de Varejo PET foi um dos mais bem avaliados nas buscas orgânicas e as cinco marcas mais destacadas são Magazine Luiza, Chilli Beans, Leroy Merlin, Saraiva e Petz.
Mais informações aqui:
Top 50 – Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil 2019 |
# | Marca | Atuação | Nível |
1 | Nike | Moda | Expert |
2 | Magazine Luiza | Eletroeletrônicos | Expert |
3 | Havan | Móveis / Eletroeletrônicos | Expert |
4 | O Boticário | Cosméticos | Expert |
5 | Burger King | Foodservice | Expert |
6 | Petz | Pet | Expert |
7 | Cobasi | Pet | Expert |
8 | C&A | Moda | Expert |
9 | Lojas Renner | Moda | Expert |
10 | Adidas | Moda | Expert |
11 | Leroy Merlin | Construção | Expert |
12 | Chilli Beans | Moda | Expert |
13 | Carrefour / Grupo Carrefour Brasil | Supermercado | Madura |
14 | Eudora | Cosméticos | Madura |
15 | Ponto Frio | Móveis / Eletroeletrônicos | Madura |
16 | Casas Bahia | Móveis / Eletroeletrônicos | Madura |
17 | Polishop | Eletroeletrônicos | Madura |
18 | Etna | Móveis / Eletroeletrônicos | Madura |
19 | Drogaria Araújo | Drogaria | Madura |
20 | Dia% | Supermercado | Madura |
21 | Novo Mundo | Móveis / Eletroeletrônicos | Madura |
22 | Arezzo | Moda | Madura |
23 | Saraiva | Eletroeletrônicos | Madura |
24 | Pernambucanas | Moda | Madura |
25 | Assai | Supermercado | Madura |
26 | Natura | Cosméticos | Madura |
27 | Lojas Riachuelo | Moda | Madura |
28 | Marisa Lojas S.A | Moda | Madura |
29 | Pão de Áçucar | Supermercado | Madura |
30 | Camicado | Móveis / Eletroeletrônicos | Madura |
31 | Panvel | Drogaria | Madura |
32 | Óticas Diniz | Moda | Madura |
33 | C&C | Construção | Madura |
34 | Centauro | Moda | Madura |
35 | Carmen Steffens | Moda | Madura |
36 | Telhanorte | Construção | Madura |
37 | Dr. Consulta | Plano de Saúde/Seguros | Madura |
38 | Schutz | Moda | Madura |
39 | Samsung | Eletroeletrônicos | Madura |
40 | Droga Raia | Drogaria | Madura |
41 | Sephora | Cosméticos | Madura |
42 | Farmácias Pague Menos | Drogaria | Madura |
43 | Americanas.com | Eletroeletrônicos | Madura |
44 | Wizard | Educação e Ensino | Madura |
45 | FORD | Montadora | Madura |
46 | Fast Shop | Eletroeletrônicos | Madura |
47 | Bob’s | Foodservice | Madura |
48 | Mr. Cat | Moda | Madura |
49 | Avon | Cosméticos | Madura |
50 | Contém 1g | Cosméticos | Madura |