Nike reafirma validade de uniforme do Brasil
O uniforme oficial que a seleção brasileira irá vestir na Copa do Mundo de 2014 mal foi apresentado pela Nike para que as primeiras críticas já apareceram. Em vez de focada no design ou em alguma inovação tecnológica, porém, a atenção ficou voltada para o escudo da camisa, em uma situação em que a utilização de todo o kit fosse contestada.
Uma das alterações promovidas pela marca foi a retirada da palavra “Brasil” logo abaixo do escudo, ligeiramente aumentado e agora com contornos dourados, além das cinco estrelas. De fato, segundo o artigo no Capítulo 3 do estatuto da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que rege justamente a área de símbolos e insígnias, existe a definição de que a palavra “Brasil” precisa estar presente no uniforme da seleção, bem como a marca da CBF e as estrelas, que marcam o número de títulos mundiais já conquistados.
Entretanto, apesar do desacordo com a regra, a camisa foi aceita e será utilizada pela equipe, de acordo com a Nike. Respondendo aos primeiros rumores em relação ao tema, a empresa americana emitiu um comunicado dizendo que “o uniforme oficial do Brasil para 2014 foi desenvolvido em colaboração com a CBF e teve todas as alterações aprovadas. O escudo foi elevado em tamanho e embelezado com detalhes no design para refletir o orgulho que os brasileiros sentem pela camisa”.
De fato, a marca não esconde a intenção de promover essa alteração na camisa brasileira, explicando os motivos e intenções da mudança em seu site oficial. “Do lado esquerdo do peito, o escudo ganhou novo tratamento. A inscrição ‘Brasil’ na parte inferior não aparece mais, ratificando a condição de camisa mais conhecida do mundo. Não há quem não saiba que a amarelinha é a segunda pele do Brasil”, informa a página.