Nissan cria filme resposta

A Nissan, que na última semana teve filme impedido de circular por liminar do Conar, lançou novo comercial para pedir “desculpas”, em tom irônico, para as montadoras que se sentiram ofendidas. O novo filme, criado pela Lew’Lara/TBWA, traz trilha musical e imagens melosas, enquanto o locutor pede desculpas pelo fato de a Nissan ter criado um carro melhor que o das empresas concorrentes.

O filme suspenso pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) na última quarta-feira (29) destacava o modelo Livina. A decisão do relator do órgão partiu de denúncia feita pela General Motors.

O filme em questão mostra supostos dirigentes da GM, Honda e Fiat ameaçando de matar seus engenheiros por eles não conseguirem os mesmos resultados do Livina no mercado. Mesmo com a liminar, a Nissan, se quisesse, poderia veicular versão do filme sem citar a GM, já que a denúncia foi feita pela montadora. Além da liminar, a campanha enfrentará julgamento do Conar dentro dos próximos 40 dias, que pode determinar a suspensão permanente do filme.

O comercial cita os modelos Idea (Fiat), Honda Fit e Meriva (General Motors), todos concorrentes do Livina, da Nissan. A montadora mostra supostos dirigentes das empresas concorrentes tentando acertar um alvo com bolinhas. O acerto levaria os engenheiros das montadoras direto para tanques (um com tubarão; outro em chamas; e o último, cheio de ácido). Durante a tentativa de acertar o alvo, os executivos questionam os engenheiros pelo fato de não terem conseguido o mesmo resultado do Livina no mercado. O último engenheiro a aparecer (o da Fiat), chama o executivo de “porpeta” e diz que ele não consegue nem acertar o alvo.

por Daniela Dahrouge