Nivea Men potencializa parceria com futebol do Paris Saint-Germain
Com o crescimento da PayTV e a penetração da internet em todo o país, os brasileiros nunca assistiram tantos jogos ou consumiram tantas notícias sobre os clubes internacionais de futebol. Não à toa, em abril deste ano, a marca Nivea Men estendeu para o país uma parceria com o Paris Saint-Germain, da França. Na ocasião, a empresa anunciou a novidade com uma campanha criada pela FCB Brasil que contava com jogadores como Neymar, Thiago Silva, Daniel Alves, Kylian Mbappé e Adrien Rabiot. Agora, em uma nova fase de sua comunicação, a marca apresenta a ação Quem é parça tá #ProntoProJogo, que oferece aos consumidores a chance de assistir ao aquecimento e ao jogo oficial do time francês acompanhado de dois amigos diretamente do estádio Parc des Princes, em Paris. Além disso, quem participa da promoção pode juntar pontos e trocar por produtos oficiais do clube francês.
O filme para comunicar a mecânica da campanha já está no ar na TV aberta e fechada e foi criado pela FCB Brasil. Já para o meio digital, a mesma missão de promover a campanha fica a cargo da agência LOV, que vai contar nas redes sociais como é fácil se cadastrar e participar. Para concorrer à experiência, o público precisa apenas adquirir qualquer item da linha Nivea Men ou desodorantes Nivea, fazer o cadastro no hotsite da campanha, incluir a nota fiscal eletrônica da compra e acumular pontos, que podem ser trocados por itens como bola, boné, mochila e camisa oficial do PSG. Por que a escolha pelo time francês? De acordo com Anna Marcondes, marketing grouper personal care da Nivea, alguns fatores convergem para a decisão do marketing. “Precisávamos trazer uma conexão emocional entre o público brasileiro e os nossos produtos.
Estudamos um ranking de popularidade de jogadores e a partir disso ficou claro que o melhor caminho era um time internacional com essa constelação de jogadores do país, como Neymar, Thiago Silva, Daniel Alves e Marquinhos. Eles chamam a atenção do público brasileiro, são notícia todos os dias e geram alto engajamento”, explica a executiva.
O jogo coletivo entre marca e clube começou antes mesmo da Copa do Mundo, por meio de algumas ações, e foi coroado quando com um dos jogadores do elenco, o francês Mbappé, levantou a taça junto com a sua seleção, na Rússia. Apesar disso, Anna explicou a estratégia de não patrocinar um jogador em específico. “Sei que isso é muito comum no mercado de consumo, porque geralmente as pessoas escolhem um representante. Mas o senso coletivo é a nossa assinatura e todas as outras coisas que o time representa, como união, colaboração e superação”, avalia. Ainda de acordo com a profissional de marketing da Nivea, o fato de nenhum canal brasileiro transmitir o Campeonato Francês nesta temporada não muda em nada a estratégia da marca. “Apesar de não passar os jogos, todos os meios falam bastante sobre o time e resgatam os gols e as principais jogadas. Então não é uma preocupação. Além disso, temos pela frente a Champions League”, finaliza.