Nizan Guanaes exalta “clássicos” na abertura da ESPM no Cinema
Nizan Guanaes no estúdio do Cinelive
Nesta terça-feira (16) teve início o projeto ESPM no Cinema, uma parceria da Escola com o Cinelive que levará para todo o Brasil um total de 16 aulas com grandes nomes do mercado, transmitidas em salas de cinema. A aula inaugural foi comandada por Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC. Na conversa, o executivo propôs o tema Comunicação que Vende e pediu aos alunos que olhem para o passado e busquem referências.
“É muito importante, se você quer ser um publicitário de futuro, quer ser um publicitário com base em plataformas digitais, em branded content, em mídia programática, que você procure os clássicos. Aliás, esse tipo de formação é o tipo de formação que você recebe em qualquer grande universidade do mundo”, disse.
Para o executivo, a nova geração de publicitários que está se formando não está olhando para a base da atividade. “Esta geração não está estudando o Velho Testamento. Esta geração não conhece David Ogilvy, não conhece Leo Burnett. Ou seja, é mais ou menos como querer ser católico e só estudar o Apocalipse. Não, você precisa estudar o Velho Testamento, o Novo Testamento e o Apocalipse, é aquilo que você estuda no TED, são as coisas malucas que você não consegue compreender”, afirmou. “Eu me delicio lendo David Ogilvy, não existe coisa mais moderna”, acrescentou.
O publicitário criticou ainda as instituições de ensino do país. “A formação acadêmica no Brasil é carente. As pessoas querem construir o futuro só aprendendo o hoje. E quando elas aprendem só o hoje, falta base, falta compreensão”, pontuou.
Para Guanaes, a publicidade no Brasil é “pungente e vai continuar sendo em qualquer plataforma”, daí a importância de as escolas e os alunos olharem para o passado e para nomes como Marcello Serpa, Joanna Monteiro, Sérgio Gordilho, entre outros mencionados por ele.
Cine ESPM
A ideia da parceria entre o Cinelive e a ESPM é transmitir para os cinemas um calendário completo de sessões com professores renomados, ao longo de quatro meses, até novembro, com exibições todas as terças, às 20h, em salas de diversos estados. Para acompanhar as aulas, os interessados precisam fazer uma inscrição prévia.