Nizan Guanaes se reúne com Barack Obama para intercâmbio de ideias

Em visita ao Brasil como palestrante principal do Fórum Cidadão Global, em São Paulo, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama foi recebido por Nizan Guanaes, fundador do grupo ABC, para um jantar, em São Paulo, na última quinta-feira (5).

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Barack Obama ao lado de Nizan Guanaes

Logo após participar do evento do jornal Valor Econômico, que reuniu líderes empresariais e da sociedade civil para discutir caminhos para a construção de uma cidadania global, o ganhador do Nobel da Paz esteve com Guanaes e outros dez convidados para um intercâmbio de ideias.

O assunto central foi tratar do engajamento cívico e políticas de educação para a promoção da democratização do ensino. Embaixador da Unesco no Brasil, Guanaes reuniu representantes de entidades ligadas ao setor, como Juliana de Faria, ativista e fundadora da ONG Think Olga, e Lara Lemann, filha de Jorge Paulo Lemann, fundador do instituto que leva seu nome.

Estiveram presentes também José Roberto Marinho, vice-presidente do grupo Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho, o físico José Goldemberg, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Ciência, Regina Nunes, CEO da agência de análise de risco Standard & Poor’s (S&P) Brasil, e Ricardo Zuniga, cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo.

À frente da Fundação Obama, o ex-presidente espera expandir sua atuação pelo mundo e o Brasil é um dos focos para parcerias, sobretudo, com entidades e universidades. A ideia é replicar o modelo em células em outros países.

Bastante interessado pelo cenário da publicidade brasileira, o assunto também ganhou atenção de Obama. Segundo Guanaes, o ex-presidente quis saber o segredo da inventividade da criatividade local. “Disse a ele que temos uma grande capacidade adaptativa em nossa criatividade. Nossas mentes criativas são reconhecidas em todo o mundo, inclusive, na terra dele, em Chicago. Conversamos sobre algumas campanhas e o trabalho brilhante do Marcello Serpa, que para mim é pessoa que melhor representa essa característica inventiva da publicidade brasileira”.