Nizan musical

O empresário e publicitário Nizan Guanaes, também articulista bissexto da Folha – ainda o jornal de maior circulação no país – sempre teve pendores musicais, como bom baiano que é.

Grande parte dos profissionais do mercado da propaganda conhece a maioria dos seus jingles e letras de comerciais musicados que fizeram e fazem sucesso.

Em 1988, Nizan criou “We Are World of Carnaval”, em parceria com Grace Gomes e Sergio Valente, uma paródia da famosa “We Are The World”, de Michael Jackson e Quincy Jones, destinada a colaborar com os grotões mais pobres do continente africano.

A canção de Jackson e Jones logo se transformou em hit mundial, sempre lembrada pelos amantes da boa música popular acima da média.

O que Guanaes e seus parceiros não esperavam é que a sua paródia, na verdade um videoclipe publicitário para Óticas Ernesto, pequeno anunciante baiano tantas vezes premiado pelo Colunistas e então cliente da DM9 de Duda Mendonça, ainda uma agência regional, virasse por sua vez um hit do Carnaval baiano.

Ela passou a ser seguidamente tocada e cantada nos carnavais dos últimos 30 anos na Bahia, sendo agora considerada através de pesquisa feita pelo jornal Correio, da Rede Bahia de Comunicação, a melhor música destas últimas três décadas, “um verdadeiro hino do Carnaval baiano”, segundo Nelson Cadena, jornalista e melhor historiador da propaganda da Bahia, além de realizador do Colunistas Norte/Nordeste do país.

Importante registrar que após seu destino inicial de videoclipe publicitário, com a participação de aproximadamente uma centena de artistas e colaboradores, alguns já famosos na época como Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Lazzo Matumbi e outros, além de personalidades baianas, seu resultado financeiro (direitos autorais) passou a ser doado às obras sociais de Irmã Dulce.

Guanaes fez questão de dizer ainda esta semana, que considera “We Are The World of Carnaval” um dos seus melhores trabalhos musicais, tendo em vista não apenas a ideia e o primor da melodia, como também e principalmente a sua adoção por todos os que fazem do Carnaval baiano um dos melhores do Brasil.

“Sem considerar – diz ele – a ajuda que propiciou às obras de Irmã Dulce, outro patrimônio da Bahia”.

A agência Morya, do Grupo ABC, assinou anúncio de página no Correio, enaltecendo o feito. Título do anúncio: “A melhor música de Carnaval dos últimos 30 anos é de Nizan. E Nizan é Morya”.

Os baianos, unidos, jamais serão vencidos.

Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda