Nokia apresenta a milimétrica Dot
Uma obra-prima foi produzida com a câmera de um Nokia N8 e uma invenção chamada CellScope acoplada a ela: trata-se do curta-metragem em stop motion “Dot” (assista aqui), estrelado por uma menina, a Dot, de 9 milímetros, que luta para sobreviver em seu mundo microscópico.
Dot tornou-se a menor personagem de um filme em stop motion do mundo e, com isso, garantiu uma vaga no próximo livro dos recordes, o Guinness. O trabalho foi produzido pela Aardman Animation e a agência Wieden + Kennedy. O CellScope, uma invenção do professor Daniel Fletcher desenvolvida com lentes especiais Carl Zeiss Optics, foi acoplado à câmera de 12 megapixels do celular da Nokia. A genial traquitana tem sido usada para diagnosticar doenças fatais em regiões pobres do mundo, por exemplo.
A campanha da Wieden em que o curta se encaixa tem como objetivo mostrar e celebrar o uso de tecnologias surpreendentes como o CellScope. Para criar a Dot, o engenheiro de tecnologia de produção da Aardman, Lew Gardiner, trabalhou em parceria com o Departamento de Física da Universidade de Bristol para criar um CellScope próprio. A Aardman fez uso da tecnologia de impressão chamada Rapid Prototyping 3D, que usa um personagem gerado em computador e o imprime em 3D em um tipo de resina plástica. O set de filmagem não tinha mais do que 1 metro e meio de comprimento. O filme foi colorido por especialistas em modelagem em miniatura.
A criação, na Aardman, é dos diretores Will Studd e Ed Patterson que, a partir do briefing – criar um filme de animação em proporções microscópicas – partiram para o desafio. Participou ainda Heather Wright, produtora executiva e diretora da divisão de Comerciais e Branded Content da Aardman. Na Wieden, a criação ficou por conta de Mark McCall e Richard Dorey. “Ter quebrado um recorde mundial passa exatamente a mensagem que é a essência da própria campanha: não é a tecnologia, é o que você faz com ela”, disse Dorey.
por Claudia Penteado