Nokia investe £ 80 mi para reposicionar marca

A Nokia está investindo £ 80 milhões – cerca de US$ 127 milhões, ou R$ 207 milhões – em um reposicionamento global de marca. A estratégia deve ser colocada em prática em outubro deste ano, quando está programado o lançamento do primeiro telefone da empresa utilizando o sistema operacional Windows 7 – fruto da parceria iniciada em fevereiro com a Microsoft.

A campanha, com seis meses de duração prevista, está sendo elaborada em conjunto por um pool de agências que atendem a empresa finlandesa globalmente. Entre as responsáveis pela conta internacionalmente estão Wieden+Kennedy, Fallon e R/GA. No Brasil, se dedicam ao cliente JWT e Wunderman, porém, a empresa ainda não tem informações sobre a aplicação da estratégia de comunicação localmente.

A iniciativa faz parte da batalha da Nokia para reter parte de seu market share frente a rivais que vem ampliando participação no mercado de telefonia, como Apple, fabricante do iPhone; RIM, detentora da marca BlackBerry; e HTC. A empresa espera que a chegada do Windows a seus aparelhos faça frente a sistemas operacionais como o iOS, da Apple, ou o Android, do Google, presente em telefones de diferentes fabricantes.

Apesar das intempéries que a Nokia enfrenta com a concorrência, que resultou na demissão de sete mil profissionais em abril deste ano, entre outras coisas, a empresa continua sendo líder global no segmento de telefonia móvel. Segundo o IDC (International Data Corporation), ela deteve 32,6% de market share em 2010, queda de 4,3%. Mesmo assim, se mantém bem a frente da Samsung, segunda colocada, com 20,2%; bem como de LG (8,4%), ZTE (3,7%) e Apple (3,4%).

Com informações do Brand Republic