Nome do estádio do Palmeiras será escolhido pela internet
A Allianz Seguros oficializou nesta segunda-feira (29) a compra dos naming rights do Palestra Itália, estádio do Palmeiras, e irá rebatizar o espaço. A companhia está com um concurso em sua página do Facebook para a escolha do nome da nova arena do time, que está em reforma e tem previsão para ser entregue no primeiro trimestre de 2014. O concurso, chamado “Goleada de Nomes”, oferece três opções de nome, definidas em parceria com a Interbrand: Allianz Parque, Allianz Center e Allianz 360º.
Com a compra do patrocínio, a empresa repete no Brasil estratégia semelhante a que executou na Europa. Em 2002, a empresa batizou o estádio do Bayern de Munique de Allianz Arena após a compra dos naming rights do espaço e tem ainda os direitos de nome de espaços na Inglaterra, na França e na Austrália. O contrato de patrocínio é de 20 anos.
De acordo com Edward Lange, presidente da companhia de seguros no Brasil, o patrocínio ao estádio do Palmeiras demonstra a importância do mercado local para a empresa. “Temos a clara intenção de alinhar nossa marca com a paixão do brasileiro pelo futebol. Somos o principal segurador na Europa, estamos crescendo na América Latina e, ao observar os países onde temos feito contratos de naming rights, é possível entender a importância do mercado local para nós”, disse. A América Latina hoje responde por 3% do faturamento da Allianz globalmente e o Brasil é responsável por 60% da receita gerada na região.
O empreendimento está sendo construído pela WTorre, que afirma ter desenhado um espaço “multiuso e inédito” no país, que, além dos eventos esportivos, servirá também para sediar megaproduções, como shows, e eventos corporativos. O estádio será administrado com exclusividade pela companhia norte-americana AEG Facilities, especializada na operação de arenas.
De acordo com Bob Newman, presidente da companhia, a AEG será a parceira para administrar eventos não relacionados aos jogos do Palmeiras. “Fomos contatados pela WTorre para gerenciar os eventos não-esportivos”, disse. O executivo afirmou não ter ainda números fechados de quantas produções o novo estádio deve receber. “Não vamos limitar o nosso potencial com estimativas. Fomos bem-sucedidos em outras operações ao não focar em nenhum número”.
A nova arena terá 47 mil lugares cobertos e 166 camarotes para até 2 mil pessoas. Contará também com restaurante panorâmico, lanchonetes, lojas, centro de convenções e garagem para 1,5 mil carros. O espaço poderá acomodar até 45 mil espectadores sentados, em local coberto. Para shows, a capacidade é de até 60 mil pessoas.
De acordo com Paulo Remi, presidente do conselho de administração da WTorre, serão comercializadas 14 cotas de patrocínio, divididas entre várias modalidades, como alimentação e relacionamento com o cliente. A companhia não revela o investimento para a construção do espaço e ressalta que tem 30 anos, tempo firmado em acordo com o Palmeiras, para pagar o valor investido. “Temos ainda outros parceiros com os quais estamos em negociação. Acreditamos que em 30 anos teremos o retorno do que investimos”, apontou.