Norte Marketing Esportivo abre divisão para mercado de corridas
A popularização das corridas de rua no Brasil tem tornado o terreno fértil para anunciantes dispostos a se associar a um estilo de vida saudável. Para se ter ideia do potencial do mercado, de 2010 a 2015, o número de provas oficiais no estado de São Paulo, onde se concentra o maior número de participantes, saltou de 287 para 415, totalizando quase 800 mil inscritos, segundo dados da Federação Paulista de Atletismo.
De acordo com Gustavo Resende, CEO da Norte Marketing Esportivo, detentora de provas como Night Run, Circuito das Estações e Bravus Race, o grande desafio desses eventos é organizar e fornecer toda a estrutura, além de lidar com burocracias com os órgãos públicos. Para atender a essa demanda, a empresa agora conta com divisão específica para eventos de grandes patrocinadores.
A Star Wars Run é uma das franquias da Disney sob organização da Norte Marketing Esportivo
A empresa acaba de conquistar a conta do circuito Asics Golden Run na América Latina, da maratona de revezamento Pão de Açúcar em São Paulo e das franquias Princess Magical Run, Disney Magic Run e Star Wars, da Disney no Brasil. “A Asics Golden Run, por exemplo, é o mais aclamado circuito de meias maratonas do Brasil. Para se ter ideia, a edição de Brasília, ano passado, foi o maior evento de corrida de rua da história com uma única distância – 21km – , que normalmente restringe o número de participantes. É algo realmente incrível e estamos orgulhosos de executar este projeto em 2017”, destaca Resende.
Circuito Asics Golden Run terá edições em oito cidades na América Latina
Segundo o executivo, a abertura do novo negócio foi um movimento natural, uma vez que o grupo já detém estruturas de marketing, comercial, produção e TI para a realização das provas proprietárias. Ainda assim, enumera diferenças de posicionamento para atender o novo nicho. “Esses eventos de terceiros parecem ser similares aos nossos, mas são produtos completamente diferentes, porque temos a ingerência do cliente desde a aprovação de data e local, até a comunicação. É um atendimento como se fossemos uma agência”.
Há 14 anos no mercado de marketing esportivo, o grupo dispõe de estrutura que engloba desde inteligência de comunicação para disparo de e-mail marketing para venda de inscrições, a equipe de produção para cotar kits com valores mais competitivos, fora organização técnica e cenografia. Como diferencial, todas as ações são desenvolvidas internamente, até mesmo a parte de marcenaria, como paineis e palco de premiação. Segundo o executivo, a ideia é que a nova divisão de negócios represente de 30 a 35% do faturamento do grupo.