Nos projetos da Record, Alarico Naves defende criatividade e visão estratégica

Executivo destaca a importância da cocriação junto com as agências e marcas e fala das novas habilidades dos profissionais de comunicação

A história de Alarico Naves, superintendente-comercial multiplataforma da Record, é marcada pela combinação de persistência e visão estratégica. Aos 13 anos, já atuava como office-boy, experiência que, segundo ele, trouxe aprendizados valiosos de relacionamento, paciência e humildade.

Com o tempo, aliado à formação em administração e à pós-graduação em marketing, construiu uma trajetória de mais de 26 anos no mercado de comunicação, transitando pelos três pilares do ecossistema: agência, anunciante e veículo.

Em todas essas passagens, Naves alcançou posições de liderança que exigiram dedicação, resiliência e capacidade de formar e conduzir equipes. Essa experiência abrangente, afirma, lhe proporcionou uma visão ampla e estratégica do setor. Hoje, à frente da área comercial multiplataforma da Record, lidera projetos que se conectam à inovação, à performance e à relevância de marca em todas as frentes da emissora.

Aprendizados da jornada
Naves acredita que cada desafio vivido foi essencial para desenvolver a resiliência necessária para liderar em um mercado em constante transformação, com resiliência, coragem, capacidade de escuta e visão estratégica.

“Esses aprendizados, somados à experiência em diferentes pilares da comunicação, com uma equipe coesa e orientada por propósito, me permitem hoje liderar com consistência em um ambiente altamente competitivo, no qual a inovação não é uma opção, mas uma necessidade constante.”

Entre os marcos de sua trajetória, ele destaca decisões estratégicas que exigiram coragem, agilidade e audácia. “Estar à frente da área comercial multiplataforma de um dos maiores grupos de comunicação do país trouxe, além de uma responsabilidade ainda maior, novos desafios”, explica.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 01 de setembro de 2025