Notícias Populares revive em ação publicitária
Os leitores da Folha de S.Paulo puderam rememorar, nesta sexta-feira (24), o estilo jornalístico do clássico Notícias Populares, publicação do Grupo Folha que circulou de 1963 até 2001, tendo como marca registrada suas chamadas e abordagens sensacionalistas e de duplo sentido. Uma edição especial do jornal, de oito páginas, foi produzida como informe publicitário, em projeto especial idealizado pela AgênciaClick Isobar.
Trata-se da estratégia de divulgação do filme “Faroeste caboclo”, da Europa Filmes, que estreia nos cinemas na próxima quinta-feira (30). Para reforçar comunicação do longa-metragem, baseado na música homônima da Legião Urbana, a equipe da agência convidou ex-jornalistas do NP, como Ebrahim Ramadan e José Luis Proença, para elaborar matérias e chamadas fictícias baseadas no conteúdo da obra.
O encarte reproduz fielmente a antiga identidade visual, diagramação e linha editorial do falecido Notícias Populares, com direito à manchete “Treta por rabo” na linha principal e o complemento “de saia termina em tiros”, além de coluna social, cartas de leitores, charge e classificados, tudo baseado na história do filme e em seus personagens. Um informe na penúltima página brinca: “Quer anunciar no Notícias Populares? Vai ficar querendo. Conforme é sabido por fãs do periódico mais autêntico do Brasil, nossas atividades foram encerradas em janeiro de 2001. Esta última edição, histórica e de colecionador, não poderá vender espaços publicitários, infelizmente”.
Foram produzidos 300 mil exemplares do pontual Notícias Populares, que além de encartado em algumas edições da Folha desta sexta, serão distribuídos em cinemas da Grande São Paulo que terão “Faroeste caboclo” em cartaz. Também foi criado um site, www.ultimonp.com.br – que reproduz o conteúdo do impresso e traz ainda um vídeo exclusivo.