Nova Brasil abre unidade de eventos

 

Prestes a completar 12 anos, a rádio Nova Brasil expande sua atuação ao abrir uma unidade de negócios focada em eventos. Desde 2008 a emissora já realizou mais de 60 edições do “Sons da Nova”, com nomes como Zeca Baleiro e Luiza Possi, e prepara-se para ampliar o número de shows que promove.

A partir do segundo semestre, a emissora buscará parcerias com shoppings para bancar atrações gratuitas nos locais. Em setembro, realizará a terceira edição do “Festival da Nova”, que reunirá Lulu Santos, Maria Rita, Seu Jorge e Zelia Duncan no pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Também há o interesse em levar shows para outras praças onde a rádio atua, como Campinas, Recife e Salvador. “Desde 2009 tínhamos o objetivo de fazer dos eventos ferramenta para dar visibilidade à nossa marca”, explica Wladimir Pereira, superintendente da emissora. “Estudamos transformar a área em um centro de negócio, que criamos neste ano. Ela ainda é tímida, mas é um setor bastante relevante”, diz.

Segundo o executivo, os eventos já representam 5% da receita anual da Nova. Além de evidenciar a marca, garantem rentabilidade. São esperadas 20 mil pessoas para o festival em setembro, que já fechou patrocínio com Nissan e Panco. A um custo de US$ 1,7 milhão, a expectativa de retorno é de US$ 200 mil. “O objetivo é levar público mais jovem que, com R$ 50, poderá assistir a quatro shows de artistas consagrados”. Os eventos também têm influência direta na cobertura da emissora: aumentam em 20% a sua audiência durante o período em que ocorrem. “Desde que lançamos o festival, observamos elevação nos meses que o antecedem e após sua realização, entre julho e outubro”, ressalta Fauze Kanbour, diretor da Nova Brasil São Paulo.

No mês passado, a rádio fez a primeira edição de “Nova no Teatro”, no Teatro Abril. O cantor Oswaldo Montenegro foi o escolhido para abrir a temporada de shows. O próximo a se apresentar é Jorge Vercillo. “Esse é um projeto para atender demanda maior. Montamos para artistas que fizeram show conosco no Tom Jazz (onde é realizado o ‘Sons da Nova’), mas que cresceram e precisavam de nova estrutura”, afirma Kanbour. O projeto tem patrocínio da Sky.

Novos talentos

Com programação exclusivamente voltada para a MPB, a emissora é uma janela para novos talentos. Nomes como Maria Gadú, Jorge Vercillo e Filipe Catto tiveram apoio da emissora no projeto de promoção para lançarem-se na indústria fonográfica. “Recebemos divulgadores, gravadoras e anônimos na rádio. É um negócio e há casos em que há parceria com gravadoras”, diz Pereira.

O trabalho de promoção é fechado com artistas que tenham “trabalho estruturado, com possibilidade de ter continuidade”. As músicas entram na programação da rádio e ficam no ar de 90 dias a nove meses, dependendo da aceitação do público. O artista que passar por esses estágios é convidado para apresentar-se no “Sons da Nova”. “É uma plataforma completa”, resume  Kanbour.

Com atuação em cinco cidades atualmente — São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Salvador —, os executivos planejam levar a emissora para outras capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Belo Horizonte. “Seria o melhor caminho para a expansão da emissora”, destaca Pereira.