Nova campanha da Benetton é um tapa na cara do preconceito
Se a “publicidade é um cadáver que nos sorri”, como diz o livro do icônico fotógrafo Oliviero Toscani, famoso por suas campanhas ousadas para a marca Benetton, a propaganda também é lugar de luta contra o preconceito. Não por acaso, o profissional e o anunciante voltaram a se unir em um trabalho que está gerando buzz em todo o mundo.
A campanha exibe um grupo de meninos e meninas, de diferentes grupos étnicos, completamente nus e abraçados. A mensagem é clara: os valores que embasam a imagem são “diversidade, igualdade e uma ideia de futuro mais urgente do que nunca”, “contra todos os racismos ressurgentes”, diz o vídeo da campanha.
Entre os anos 80 e 90 Benetton e Toscani impactaram o mundo da propaganda utilizando figuras em suas campanhas como um aidético deitado em uma cama de hospital. Mais recentemente, em campanha pela paz, a marca criou peças em que lideres mundiais se beijam na boca. Além disso, a luta contra o preconceito racial é uma bandeira que a empresa já levanta em sua comunicação há bastante tempo, muito antes deste “despertar” das marcas pela causa. Confira abaixo algumas peças já criadas pela Benetton.
[GALLERY=221, TYPE=carousel]