Nova campanha do Estadão reforça o valor das mentes independentes
Ação institucional do jornal, que completa 150 anos em 2025, tem criação da Africa Creative
Para celebrar os seus 150 anos, o Estadão lança uma nova campanha institucional, que reforça o compromisso do veículo com a liberdade de pensamento e o jornalismo de qualidade.
Feita pela Africa Creative, com o conceito "Mentes Independentes", a campanha convida o público a refletir sobre o poder da informação e a importância de manter uma visão crítica em um cenário de excesso de conteúdos superficiais e fake news.
A ideia central é destacar o papel histórico do Estadão em promover uma leitura profunda e confiável dos fatos, incentivando as pessoas a irem além da manchete e formarem suas próprias opiniões.
"Em um mundo onde a informação chega de todos os lados, reforçamos a importância do pensamento crítico. A independência e a credibilidade andam juntas. Essa campanha traduz o espírito do Estadão — um veículo que evolui com o tempo, mas não abre mão de seus princípios", afirma Rodrigo Flores, diretor de marketing do Estadão.
A campanha estreou nesta segunda-feira (20), com veiculação em TV aberta, rádio, OOH, digital e redes sociais. O filme principal, "Mentes Independentes", é construído com imagens do acervo histórico do Estadão, revelando momentos marcantes da trajetória do jornal e do Brasil sob a perspectiva de quem sempre buscou mostrar os fatos com independência.
Já o filme "Carrossel" foi produzido com o uso de inteligência artificial (IA), a partir de composições de imagens de banco, simbolizando a convivência entre tradição e inovação — dois pilares que sustentam o Estadão desde 1875.
"Em um momento no qual lidar com informação se tornou ainda mais desafiador, essa campanha revisita a trajetória de um veículo que testemunhou e interpretou os principais marcos da vida civil brasileira, sempre com muita coragem. Falar sobre o Estadão é falar sobre a força da imprensa livre e da liberdade de expressão, celebramos as mentes independentes que ajudam a mover o nosso país", conta Renato Broggin, co-COO da Africa Creative.